ESTADOS UNIDOs

Homem ataca deputada nos EUA com líquido desconhecido; vídeo

Deputada Ilhan Omar defendia demissão ou impeachment da secretária de Segurança Interna do governo Trump quando foi atacada

Homem ataca deputada nos EUA com líquido desconhecido (Foto: Reprodução)
Homem ataca deputada nos EUA com líquido desconhecido (Foto: Reprodução)

Uma deputada do partido democrata foi alvo de um ataque durante evento em Minneapolis, nos Estados Estados, na última terça-feira (27). Um homem identificado como Anthony Kazmierczak, de 55 anos, usou uma seringa para borrifar um líquido desconhecido em Ilhan Omar depois que a parlamentar pediu o fim do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e a demissão ou impeachment da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em razão dos assassinatos de Renee Good e Alex Pretti por agentes de imigração (vídeo no fim da matéria).

Kazmierczak foi detido por policiais e deve responder por agressão de terceiro grau, de acordo com o porta-voz da polícia, Trevor Folke. Durante o discurso, Omar disse: “o ICE não pode ser reformado, não pode ser reabilitado, devemos abolir o ICE de vez, e a Secretária do DHS, Kristi Noem, deve renunciar ou enfrentar um processo de impeachment”.

Sabe-se que o agressor já foi condenado por furto qualificado de um veículo em 1989 e já foi preso diversas vezes por sob efeito de álcool. Também foram imputadas a ele, segundo registros da Justiça, uma série de multas de trânsito. Há indícios de que Kazmierczak tenha sérios problemas financeiros, o que inclui dois pedidos de falência.

Ele também é apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na internet, ele usa as páginas dele nas redes sociais para manifestar apoio às políticas anti-imigração do governo e outras medidas tomadas pela Casa Branca.

Após o ataque, o gabinete da deputada publicou uma nota em suas redes sociais.

“Durante o encontro público, um agitador tentou atacar a congressista ao borrifar uma substância desconhecida com uma seringa. A segurança e o Departamento de Polícia de Minneapolis detiveram rapidamente o indivíduo. Ele está agora sob custódia. A congressista passa bem. Ela continuou com o evento porque não deixa intimidações vencerem.”