ESTADOS UNIDOS

Justiça dos EUA autoriza retirada de visto de 500 mil latinos

Presidente dos EUA já havia tentado antes revogar o programa de visto temporário para latinos, mas foi impedido

Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Casa Branca)
Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Casa Branca)

A Justiça dos EUA autorizou o governo norte-americano a retirar o visto de 500 mil imigrantes latinos que hoje têm status legal temporário do país. A medida alcança pessoas de nascidas na Venezuela, Cuba, Haiti e Nicarágua. Brasileiros não serão afetados.

A decisão da Suprema Corte invalida um programa criado em 2022 pelo então presidente Joe Biden para regularizar moradores dos Estados Unidos oriundas desses quatro países. O programa concedia visto válido por dois anos, desde que o imigrante tivesse um patrocinador americano responsável pelo apoio financeiro durante a estadia.

O presidente Donald Trump tentou acabar com o programa em março desse ano, mas foi impedido pela Justiça de Boston. A autorização agora veio da principal instância do poder Judiciário do país, que é formada por nove juízes – dos quais dois votaram contra a revogação.

Na época em que o programa foi criado, o governo argumentou que aquela era uma forma que viabilizar a permanência de pessoas no país por “motivos humanitários urgentes ou benefício público significativo”.

Sobre os EUA, leia também