ORIENTE MÉDIO

Lula conversa com Erdogan sobre situação em Gaza

Tanto Lula, quanto Erdogan teriam sido convidados a integrar o Conselho da Paz, fomentado por Trump

Lula conversa com Erdogan sobre situação em Gaza (Foto: Presidência da República)
Lula conversa com Erdogan sobre situação em Gaza (Foto: Presidência da República)

(O Globo) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan sobre o conflito em Gaza. Os dois líderes estariam entre os convidados pelo presidente americano Donald Trump a integrar o controverso Conselho da Paz, órgão internacional idealizado pelo governo dos Estados Unidos para a região. Até o momento, Lula não comentou o suposto convite.

De acordo com um comunicado do Palácio do Planalto, Lula e Erdogan falaram sobre “os esforços mundiais em favor da paz” na região.

“O mandatário turco parabenizou o presidente Lula pelo exercício das presidências do G20 e da COP-30. Sobre esse último tema, manifestou interesse com contar com experiência brasileira para a organização da COP-31, que será realizada em novembro próximo, na Turquia”, diz o documento.

Os dois presidentes também conversaram sobre temas da agenda bilateral entre Brasil e Turquia, como a necessidade de ampliar e diversificar o comércio entre os dois países, o qual alcançou US$ 5,5 bilhões no ano passado. A Turquia foi o 15º principal parceiro comercial do Brasil em 2025.

Lula e Erdogan concordaram, segundo o comunicado do Planalto, em organizar reuniões de negócios entre os setores privados de ambos os países. “O presidente Erdogan destacou a disposição de empresas turcas em investir no Brasil, em especial no setor de infraestrutura”, diz o documento.

Erdogan comanda a Turquia desde 2003, quando foi eleito primeiro-ministro do país. Com uma retórica nacionalista, o líder é considerado autoritário. A Turquia é classificada por organizações internacionais como a Freedom House como um regime autocrático onde não há Estado de Direito.