Mamdani será o 1º prefeito de Nova York a usar Alcorão em juramento de posse
Prefeito eleito de Nova York usará três exemplares do livro sagrado islâmico
(Folhapress) Quando Zohran Mamdani tomar posse como prefeito da cidade de Nova York nesta quinta (1º), ele representará uma variedade demográfica nunca antes vista na liderança máxima da cidade: sul-asiático, millennial e muçulmano.
Para as centenas de milhares de residentes muçulmanos de Nova York, que se orgulham de ver um dos seus ascender à Prefeitura, sua posse trará outra novidade especial, enraizada na tradição e na piedade. Durante as duas cerimônias de posse, ele colocará a mão sobre o Alcorão, o livro mais sagrado do Islã, tornando-se o primeiro prefeito da cidade a fazê-lo.
Mamdani deve usar pelo menos três Alcorões exclusivos para suas cerimônias públicas e privadas de posse, de acordo com a assessora Zara Rahim. Para sua cerimônia privada de posse, ele usará o Alcorão de seu avô e outro que pertenceu a Arturo Schomburg, escritor e historiador negro. Ele será emprestado ao prefeito pela Biblioteca Pública de Nova York.
Para sua cerimônia pública na Prefeitura, ele usará os Alcorões de seu avô e de sua avó.
Exibir o Alcorão que pertenceu a Schomburg, um escritor afro-latino cujo trabalho e coleções moldaram o renascimento do Harlem, ajudará Mamdani a destacar a mistura distinta de religiões e origens raciais e étnicas da cidade.
“É uma escolha altamente simbólica, porque estamos prestes a ter um prefeito muçulmano tomando posse usando o Alcorão, mas também um prefeito que nasceu no continente africano, em Uganda”, disse Hiba Abid, curadora da biblioteca para Estudos do Oriente Médio e Islâmicos. Ela ajudou Rahim e a esposa de Mamdani, Rama Duwaji, a selecionar um Alcorão para sua posse. “Isso realmente reúne aqui elementos de fé, identidade e história de Nova York.”