uai?

Mulher acorda com sotaque de país que nunca visitou e pede ajuda para achar tratamento

Inglesa acredita ter a síndrome do sotaque estrangeiro (FAS, da sigla em inglês)

Mulher acorda com sotaque de país que nunca visitou e pede ajuda para achar tratamento Inglesa acredita ter a síndrome do sotaque estrangeiro
Foto: Redes Sociais

Mulher acorda com sotaque de país que nunca visitou: Uma britânica afirma ter acordado com um sotaque galês, embora nunca tenha estado no País de Gales. Agora, Zoe Coles, de 36 anos está buscando ajuda nas redes sociais para recuperar sua voz original. Zoe receia que o novo sotaque se torne permanente desde sua aparição em junho de 2023. Seu caso atraiu atenção internacional, sendo destaque em veículos como o Daily Mail, após seu apelo por neurologistas que possam encontrar uma “cura”.

Mãe de dois filhos e residente em Stamford, na Inglaterra, Coles constantemente é questionada sobre sua origem. Anteriormente bartender, agora ela sente ansiedade ao sair de casa, pois percebe que já não se identifica mais onde vive devido à sua nova maneira de falar.

Coles suspeita estar sofrendo da síndrome do sotaque estrangeiro (FAS), uma condição extremamente rara, com apenas cerca de 150 casos documentados em todo o mundo desde sua primeira descrição em 1907. Geralmente, é associada a lesões na cabeça ou no cérebro, tumores e derrames cerebrais. Outras causas relatadas em publicações médicas incluem esclerose múltipla e transtorno de conversão.

Zoe, que inicialmente adquiriu um sotaque alemão antes de adotar o galês, expressou sua indignação com a situação.

“Você nasce com uma voz, desenvolve uma maneira de falar ao longo da vida. Isso foi tirado de mim. Já encontrei galeses que me perguntaram de onde sou. Não quero mentir e dizer que sou de algum lugar do País de Gales. Não tenho ideia sobre o País de Gales; nunca estive lá”.

A mulher que acordou com sotaque de país que nunca visitou procurou a orientação de um neurologista e foi informada de que não há tratamento disponível.

Pesquisa revela os sotaques favoritos dos brasileiros; confira