Mulher é obrigada a remover maquiagem em aeroporto da China: ‘Não se parece com a foto’; vídeo
Sistema de reconhecimento facial não identificou a passageira

Um vídeo viral mostra o momento em que uma mulher é obrigada a remover a maquiagem no aeroporto de Xangai, na China, após ser barrada no sistema de reconhecimento facial. O motivo? Segundo os agentes, ela “não se parecia com a foto” do passaporte.
O caso começou quando o sistema não conseguiu reconhecer a passageira devido ao excesso de cosméticos no rosto. Na China, um dos requisitos para a foto do passaporte é estar com expressão neutra e sem alterações nas características faciais, mas o problema não foi a imagem no documento — e sim a diferença com a aparência atual dela.
- Veja quais foram os itens mais esquecidos no Aeroporto de Goiânia em 2024
No vídeo, a mulher aparece removendo a maquiagem com um lenço umedecido. Enquanto limpa o rosto, um funcionário do aeroporto a repreende, visivelmente irritado: “Limpe tudo até parecer com a foto do seu passaporte. Por que você fez essa maquiagem? Você está pedindo para ter problemas”.
O episódio rapidamente dividiu opiniões na internet. Alguns riram da situação, enquanto outros criticaram a postura dos funcionários e até questionaram a eficiência do sistema de reconhecimento facial no país.
Até o momento, não há informações se a mulher conseguiu ou não embarcar depois de remover a maquiagem. O vídeo termina antes de mostrar o desfecho, e nenhuma atualização oficial foi divulgada.
Mulher é obrigada a remover maquiagem em aeroporto da China: ‘Não se parece com a foto’; vídeo
- China: Robôs humanoides sobem ao ringue para luta de boxe; vídeo