Negócios

Musk diz que equipe jurídica do Twitter o acusou de violar acordo de confidencialidade

Bilionário revelou que o tamanho da amostragem para verificação de contas falsas e automatizadas era de 100 usuários

"Não sou fã de pronomes", disse bilionário dono do twitter Elon Musk diz que não se identifica como homem cis
Filha trans de Elon Musk quer mudar nome e retirar sobrenome do pai (Foto: Divulgação)

O bilionário Elon Musk afirmou que a equipe jurídica do Twitter o acusou de violar um acordo de confidencialidade ao revelar que o tamanho da amostragem para as verificações da plataforma de mídia social sobre usuários automatizados (bots) e contas falsas era de 100.

“O departamento jurídico do Twitter acabou de ligar para reclamar que eu violei seu DNA ao revelar que o tamanho da amostra de verificação de bot é 100!” , disse o CEO  da fabricante de carros elétricos Tesla em tuíte no sábado.

Na sexta-feira, Musk chegou a afirmar que seu acordo de US$ 44 bilhões para tornar a empresa privada estava temporariamente suspenso enquanto ele aguardava dados sobre contas falsas.

Horas depois, afirmou que continuava comprometido com a compra, mas disse que sua equipe testaria “uma amostra aleatória de 100 seguidores” no  Twitter para identificar os bots.

O Twitter havia estimado, no início deste mês, que contas falsas ou de spam representavam menos de 5% de seus usuários ativos diários e monetizáveis (ou seja, que rendiam dinheiro à plataforma) durante o primeiro trimestre deste ano.

No entanto, a rede social informou que havia feito uma reavaliação das estimativas e que o número poderia ser maior.

A resposta de Musk a uma pergunta motivou a acusação do Twitter.

Quando um usuário pediu a Musk para “explicar o processo de filtragem de contas de bots”, ele respondeu: “Eu escolhi 100 como o número do tamanho da amostra, porque é isso que o Twitter usa para calcular.

“Qualquer processo sensato de amostragem aleatória é bom. Se muitas pessoas obtiverem resultados semelhantes de forma independente para % de contas falsas/spam/duplicadas, isso será revelador. Eu escolhi 100 como o número do tamanho da amostra, porque é isso que o Twitter usa para calcular <5% falso/spam/duplicado”.

Musk tuitou durante as primeiras horas deste domingo que ainda não viu “qualquer” análise que mostre que a empresa de mídia social tem menos de 5%  de contas falsas.

Mais tarde, disse que “há alguma chance de ser mais de 90% dos usuários ativos diários”.