ONU reconhece arroz com feijão como um dos pratos mais saudáveis do mundo
Arroz com feijão entra na lista de pratos feitos à base de leguminosas amplamente produzidas no mundo inteiro

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) incluiu o ‘arroz com feijão’, típico das refeições brasileiras, como um dos pratos mais saudáveis do mundo e o apontou como peça-chave para as políticas de segurança alimentar e nutricional que a ONU desenvolve no mundo.
A lista tem seis exemplos de pratos compostos por leguminosas amplamente cultivado nas Américas: arroz com feijão (Brasil), tamalitos (Costa Rica), sopa de habichuelas negras (República Dominicana), frijoles colados (Peru) e frijoles rojos cozinhados e arroz (Estados Unidos da América).
Raul Benítez, representante regional da FAO, afirma que as leguminosas são essenciais para uma alimentação saudável. Mesmo pequenas, são ricas em proteínas, contendo o dobro do que tem no milho e três vezes mais que no arroz. “Elas são uma fantástica fonte de proteína vegetal, tem baixo índice de gordura, são livres de colesterol e glúten e são ricas em minerais e vitaminas”, explicou Benítez.
O representante da FAO diz que quando são consumidas junto com cereais, as leguminosas formam uma proteína completa, que é mais barata que a proteína de origem animal – e, portanto, mais acessível às famílias com baixos recursos econômicos.
“Essa mistura é a base da dieta tradicional de muitos lugares da América Latina e Caribe, como o feijão com milho, ou o feijão com arroz que muitos de nós crescemos comendo”, apontou Benítez.
Segundo a FAO, a grande diversidade de feijões e de outras leguminosas da região representa um tesouro genético para criar novas variedades que podem ser necessárias para bater de frente com as mudanças climáticas. “No entanto, em muitas comunidades essas variedades ancestrais estão se perdendo por causa da homogeneização global que privilegia apenas alguns cultivos e alimentos, desmerecendo outros”, alertou Benítez.