Papa Leão XIV inicia 2026 pedindo paz e destacando famílias feridas pela violência
Leão XIV lembrou que 1º de janeiro marca o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica e pediu orações
O papa Leão XIV iniciou 2026 com um apelo à paz, destacando países “ensanguentados pelo conflito” e famílias feridas pela violência. O Bispo de Roma celebrou a primeira missa do ano na Basílica de São Pedro e, em seguida, fez uma oração especial ao meio-dia de seu estúdio com vista para a praça, que estava cheia de peregrinos e turistas.
Leão XIV lembrou que 1º de janeiro marca o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica e aproveitou a ocasião para pedir orações. “Vamos todos rezar juntos pela paz: primeiro, entre as nações ensanguentadas pelo conflito e sofrimento, mas também dentro de nossos lares, nas famílias feridas pela violência ou pela dor”, disse.
Depois da intensa programação de Natal, o papa terá alguns dias de descanso antes de celebrar a Epifania, em 6 de janeiro, quando também encerra oficialmente o Ano Santo de 2025, celebração que atraiu milhões de peregrinos a Roma.
Na sequência, ele deve presidir uma reunião de dois dias com o Colégio dos Cardeais, incluindo os que participaram de sua eleição e os com mais de 80 anos. Leão XIV retoma uma tradição que havia sido pouco utilizada pelo papa Francisco, ao convocar o grupo para ouvir conselhos sobre o governo da Igreja Católica, que reúne 1,4 bilhão de fiéis.
Leia também: