VÍDEO

Passageiros registram princesa do Japão em voo doméstico no Brasil: ‘Linda, parece uma boneca’

Kako de Akishino está em visita oficial para celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, e foi flagrada em um voo para o Mato Grosso

Princesa do Japão, Kako de Akishino (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Princesa do Japão, Kako de Akishino (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

(AGÊNCIA O GLOBO) – A princesa japonesa Kako Akishino, de 30 anos, está em visita oficial ao Brasil para celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Nesta segunda-feira, passageiros de um voo doméstico, que seguia de São Paulo (SP) para Campo Grande (MT), publicaram nas redes sociais registros da sobrinha do atual imperador do Japão embarcando na aeronave. Ela ocupou um dos assentos das primeiras filas.

Em outro registro, a empresária Taty Ota relata ter visto Akishino no voo, e explica uma “megaoperação” iniciada logo após a aterrissagem para a equipe desembarcar a integrante da realeza nipônica. “Dentro do avião, tinha um monte lá no fundo, eles levantaram rapidamente quando pousamos”, disse Ota ao portal de notícias midiamax. Ainda à publicação, a empresária informou que os agentes mobilizaram uma saída estratégica e proibiram que ela tirasse uma selfie com a princesa.

“Ela é linda, parece uma boneca. Estou na mesma fila. Ela chegou, foi supersimpática e me olhou, cumprimentando com a cabeça, fazendo a saudação japonesa”, contou Taty Ota, que no dia seguinte voltou fazer fotos da realeza em um de seus compromissos oficiais em Campo Grande.

Procurada, a embaixada do Japão no Brasil ainda não retornou sobre a viagem de Akishino para Campo Grande em um voo comercial.

Já na terça-feira, Akishino foi recebida na sede da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande, onde participou de uma série de homenagens e apresentações culturais. Terceiro estado do Brasil com maior número de descendentes de japoneses, Mato Grosso abriga 30 mil pessoas da comunidade.

Ainda no estado, a princesa se reuniu com o governador Eduardo Riedel e, à noite, visitou a Escola Visconde de Cairu — instituição ligada à cultura japonesa, que abrigou diversas gerações de imigrantes desde sua fundação.

A princesa seguiu para Brasília nesta quarta-feira, onde foi recebida pelo presidente Lula, que destacou o papel da Família Imperial japonesa na promoção das relações bilaterais. A princesa agradeceu aos brasileiros pela recepção e elogiou a beleza do país.

Em nota conjunta enviada à imprensa, “ambos reforçaram o compromisso com a agenda ambiental e prometeram esforços conjuntos para o sucesso da COP 30, que será realizada em Belém”.