MEDICAMENTO

Pílula de Wegovy para emagrecer é aprovada nos EUA

(Folhapress) A Novo Nordisk obteve aprovação para vender uma versão em pílula de Wegovy, sua…

Pílula de Wegovy para emagrecer é aprovada nos EUA (Foto: Divulgação)
Pílula de Wegovy para emagrecer é aprovada nos EUA (Foto: Divulgação)

(Folhapress) A Novo Nordisk obteve aprovação para vender uma versão em pílula de Wegovy, sua injeção contra obesidade, nos Estados Unidos, um passo crucial em seu esforço para defender a participação de mercado da rival Eli Lilly & Co.

A Novo começará a vender a pílula nos EUA no início de janeiro, informou a empresa em comunicado na segunda-feira (22). Ela é aprovada para ajudar as pessoas a perder peso ou manter a perda de peso anterior a longo prazo.

As ações dispararam até 11% em Copenhague, o maior ganho intradiário desde agosto. A Novo caiu quase pela metade neste ano em meio a preocupações sobre a capacidade da farmacêutica dinamarquesa de competir no mercado de obesidade que ela pioneirou.

“Isso vai ser super empolgante para os milhões de pacientes que estavam esperando para ter acesso a uma pílula GLP-1”, disse o CEO Mike Doustdar em entrevista à Bloomberg Television. “Vamos investir tudo para fazer disso um enorme sucesso.”

A pílula é crucial para a estratégia da Novo de enfrentar a Lilly, que disse que seu próprio medicamento oral para obesidade poderia ser aprovado até março. Isso daria à Novo uma vantagem inicial de apenas alguns meses.

A aprovação da Novo foi baseada nos resultados do estudo Oasis 4, que descobriu que pessoas tomando uma pílula de 25 miligramas uma vez ao dia perderam cerca de 13,6% do seu peso corporal ao longo de 64 semanas. A empresa disse que solicitou aprovação na Europa e outras partes do mundo no segundo semestre de 2025.

A aprovação da pílula “dá à Novo uma vitória muito necessária diante dos desafios recentes” para manter a dominância no mercado, escreveu Evan David Seigerman, analista da BMO Capital Markets, em nota. “A Novo acaba de vencer a corrida regulatória contra a Lilly.”

Mesmo que a vantagem seja de curta duração, a Novo se beneficiará da largada antecipada, diz Seigerman.

No entanto, a empresa ainda não está livre de problemas. Sua pílula Wegovy usa uma quantidade significativa do ingrediente ativo semaglutida que também impulsiona as injeções mais vendidas da Novo, Ozempic e Wegovy. Produzir semaglutida suficiente pode se provar um desafio, apesar da Novo estar investindo bilhões de dólares para aumentar a produção.

Embora a pílula da Novo pareça ser ligeiramente mais eficaz que a da Lilly, ela tem mais restrições sobre quando pode ser tomada. Os pacientes devem tomá-la pela manhã com um gole de água com o estômago vazio e esperar 30 minutos antes de comer ou beber. A pílula da Lilly não tem essas restrições.

A empresa planeja vender a dose inicial da pílula para pacientes que pagam em dinheiro a um preço introdutório de US$ 149 por mês. Detalhes sobre o custo para doses mais altas e o preço para aqueles que usam seguro serão divulgados mais próximo da data de lançamento, disse a Novo em email, observando que o preço coberto pelo seguro poderia ser de US$ 25 por mês em todas as doses.

“Vamos, é claro, vender isso através do nosso próprio site NovoCare Pharmacy, bem como todos os nossos parceiros, Ro, LifeMD, Costco, WeightWatchers, todos que você pode imaginar vão começar a lançar isso ao mesmo tempo no dia do lançamento”, disse Doustdar. “TrumpRx, é claro, também estará disponível em breve”, acrescentou, referindo-se a uma plataforma direta ao consumidor que a administração Trump planeja lançar em janeiro.

A pílula é uma opção nova e conveniente, disse Doustdar no comunicado. A Novo argumenta que nenhum outro tratamento oral GLP-1 atual pode igualar a perda de peso que a pílula Wegovy proporciona, citando uma perda de peso estimada de 16,6% mostrada no estudo se todos os pacientes continuassem com o tratamento.

A pílula da Lilly proporcionou uma perda de peso ligeiramente menor que os resultados da Novo em um estudo separado.

A Novo tem lutado para competir recentemente no mercado de obesidade que tanto ajudou a criar. Seu medicamento principal perdeu terreno para o Zepbound da Lilly, já que um estudo comparativo mostrou que o Zepbound poderia ajudar as pessoas a perder mais peso. A injeção de próxima geração CagriSema da Novo também não conseguiu proporcionar tanta perda de peso quanto a empresa havia prometido nos estudos.