Ex-colônia alemã

Político chamado Adolf Hitler caminha para vencer eleições em país do sul da África

Hitler Uunona é o favorito para renovar mandato no distrito de Ompundja, na Namíbia, ex-colônia alemã

Político chamado Adolf Hitler caminha para vencer eleições em país do sul da África (Foto: Reprodução)
Político chamado Adolf Hitler caminha para vencer eleições em país do sul da África (Foto: Reprodução)

Um político chamado Adolf Hitler Uunona, de 59 anos, desperta atenção da mídia internacional por ser o favorito para conquistar – segundo as pesquisas – um novo mandato de conselho regional no distrito de Ompundja, na Namíbia (país do sul da África). A eleição acontece nesta quarta-feira (26).

Hitler é filiado ao Swapo, partido majoritário no país desde que a Namíbia conquistou independência e deixou de ser uma colônia da Alemanha. Em 2020, ele recebeu 85% dos votos locais e as projeções indicam que ele deve manter o favoritismo na corrida pela reeleição.

Na época em que conquistou a sua primeira vitória nas urnas, Uunona disse, em entrevista ao jornal alemão Bild, que o pai dele escolheu o nome sem fazer a menor ideia de quem era e qual a dimensão histórica do homem que havia tornado aquele nome famoso.

Afirmou também que, quando era criança, via Adolf Hitler como um nome “normal”, algo que só mudou quando cresceu e entendeu a magnitude dos crimes do regime alemão. Hitler Uunona ainda ressaltou que não possui planos de dominar o mundo.

Em público, Uunona costuma omitir o sobrenome Hitler, embora sua esposa o chame assim em casa. Mesmo assim, afirma que não pretende alterar seus documentos: “É tarde demais para isso.”

Em meio a essa atenção indesejada, episódios esquisitos surgiram, como quando um carro com o nome “Adolf Hitler” e uma suástica foi visto em sua região. O político fez questão de repudiar a situação e negar qualquer ligação com o veículo.

Apesar da repercussão internacional, o foco de Uunona é essencialmente local. Ele representa uma área rural na região de Oshana, onde questões como infraestrutura, recursos, desenvolvimento, guiam o voto dos eleitores.

Leia também