EUROPA

Portugal vai expulsar 5,3 mil brasileiros do país

Portugal emitirá aviso para um número total de 34 mil estrangeiros que pleiteavam visto de residência no país

Rua de Portugal (Foto: Pixabay)
Rua de Portugal (Foto: Pixabay)

O ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, anunciou que 5,3 mil brasileiros receberão aviso para deixar o país. O ministério coordenado por Amaro controla a imigração local e recebeu a incumbência do governo eleito de apertar as regras de entrada na nação.

O grupo de brasileiros faz parte de um total de 34 mil estrangeiros que receberão o documento chamado “notificação de abandono voluntário”. A maioria é de indianos. Recebem a notificação de abandono voluntário as pessoas que tiverem o visto de residência negado pelo governo de Portugal.

As recusas seriam causadas por falta de documentação exigida, antecedentes criminais ou residência irregular em outros países. A medida acontece às vésperas das eleições para o Parlamento. Apertar as regras da imigração virou plataforma de campanha do governo de centro-direita da Aliança Democrática, que tenta se reeleger.

As primeiras notificações serão enviadas nos próximos dias para 4,5 mil imigrantes. Os demais estrangeiros receberão o aviso nas semanas seguintes. O abandono voluntário é um procedimento que deverá ocorrer em até 20 dias. A expulsão é o último recurso se a saída voluntária for ignorada.

Sobre Portugal, leia também