Quem é Barry Pollack, advogado que representará Maduro nos EUA
Advogado que representa Maduro atuou para costurar acordo de Julian Assange com governo dos EUA no caso Wikileaks
Durante o primeiro comparecimento de Nicolás Maduro e da esposa, Cilia Flores, à Corte Federal de Nova York, conheceu-se o advogado que representará o ex-ditador da Venezuela no âmbito do processo ao qual ele responderá nos Estados Unidos. O nome dele é Barry J. Pollack.
De acordo com o site do escritório Harris St. Laurent & Wechsler LLP, Pollack é um advogado com mais de 30 anos de experiência respresentando altos funcionários governamentais, assim como empresas e outras organizações de alto perfil.
Pollack é membro de duas associações que reúnem advogados especializados em direito criminal, e já foi presidente de uma delas.
Um dos processos mais recentes dos quais ele fez parte foi a negociação do acordo que permitiu a liberação de Julian Assange, fundador do Wikileaks.
Assange enfrentava acusações por conspirar para obter e divulgar documentos sigilosos dos Estados Unidos, que tinham relação com o maior vazamento da história do país, em 2010. Entre esses documentos estavam meio milhão de papéis sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão.
Nesse caso, Asssange se declarou cupado em uma corte norte-americana, o que fazia parte de um acordo costurado por Pollack com o governo.
Veja as acusações que pesam contra Maduro
- Conspiração para o narcoterrorismo
- Conspiração para importação de cocaína
- Posse de metralhadoras e armamentos pesados, que dão apoio a atividades criminais
- Colaboração com organizações criminais classificadas por Washington como terroristas.
Por outro lado, quem representará a esposa de Maduro é o advogado Mark Donnelly, especializado em delitos econômicos e ex-fiscal do Departamento de Justiça dos EUA.