EUROPA

Quem é o homem que deu o paradeiro de Zambelli à polícia italiana

Paradeiro de Zambelli foi comunicado à polícia italiana pelo deputado Angelo Bonelli, que tem histórico de confronto com extrema-direita

Quem é o homem que deu o paradeiro de Zambelli à polícia italiana (Foto: Reprodução)
Quem é o homem que deu o paradeiro de Zambelli à polícia italiana (Foto: Reprodução)

“Ambientalista: eu tentei e estou tentando”. É assim que se define o deputado italiano Angelo Bonelli, o homem que informou à polícia da Itália onde estava escondida a deputada federal licenciada Carla Zambelli (presa há poucos instantes). Bonelli é o líder da coalizão Aliança Verde-Esquerda e tem um histórico de confrontos com a extrema-direita do país.

No dia 16 de julho, o deputado fez uma postagem no Instagram questionando a omissão do governo italiano diante do refúgio de Zambelli. “O governo continua em silêncio sobre o caso Zambelli. Por que uma pessoa procurada e condenada no Brasil pode viver tranquilamente na Itália sem ser presa?”, perguntou.

No dia 4 de junho, Bonelli havia solicitado ao governo italiano, o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, e ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, esclarecimentos sobre a intenção de colaborar com o Brasil e a Interpol para a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após ela anunciar que deixou o Brasil e quer viver na Itália.

“Implementando o acordo de cooperação judiciária entre Itália e Brasil, em matéria de extradição: não se pode usar a cidadania italiana para escapar de uma condenação. A Itália, portanto, corre o risco de se tornar um paraíso para gente condenada”, declarou o deputado.

Sobre Zambelli, leia também