TRAGÉDIA

Quem é o único sobrevivente do avião que caiu na Índia

Avião da Air India transportava 242 pessoas e tinha como destino a cidade de Londres, na Inglaterra

Sobrevivente de acidente aéreo na Índia carrega caixão de irmão morto na queda
Sobrevivente de acidente aéreo na Índia carrega caixão de irmão morto na queda (Foto: Reprodução)

Vishwash Kumar Ramesh é um cidadão britânico que embarcou no Boeing 787–8 da Air India, na última quinta-feira (12), depois de visitar parentes que moram em território indiano. Ele foi o único sobrevivente entre todas as 242 pessoas que estavam a bordo no momento em que a aeronave caiu na cidade de Ahmedabad, segundos depois da decolagem.

Vishwash estava com o irmão, Ajay Kumar Ramesh, de 45 anos, e foi visto saindo dos escombros da aeronave caminhando com a camisa manchada de sangue. “Trinta segundos após a decolagem, houve um barulho alto e o avião caiu. Tudo aconteceu muito rápido”, disse Vishwash ao portal local Hindustan Times. “Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Fiquei com medo. Levantei e corri. Havia pedaços do avião ao meu redor. Alguém me agarrou, me colocou em uma ambulância e me levou para o hospital […] Tudo aconteceu na minha frente, e nem eu consigo acreditar como consegui sair vivo disso”.

Vishwash mora em Londres há 20 anos com a mulher e um filho. Por conta da queda, ele sofreu ferimentos de impacto no peito, olhos e pés e está atualmente recebendo tratamento no Hospital Civil de Asarwa, em Ahmedabad.

Professor e chefe de cirurgia do Hospital Civil de Ahmedabad, Rajnish Patel disse à CNN que o estado de Vishwash “não é muito crítico” e que ele deve receber alta nos próximos dias. Vishwash, segundo a imprensa, ocupava o assento 11A, em fileira diferente do irmão.

“Ele tem um pouco de sangue nas imagens, mas não está gravemente ferido. Ele está muito confortável e sob observação rigorosa, sem problemas”, disse Patel à CNN.

Vishwash é natural de Leicester, no Reino Unido, de acordo com a agência Press Association, que conversou com familiares dele na Inglaterra.

— Menos de um minuto após a decolagem, de repente… parecia que algo ficou preso […] percebi que algo tinha acontecido, e então as luzes verdes e brancas do avião acenderam — relatou Vishwash. — Depois disso, o avião parecia ter acelerado, indo direto em direção ao que depois descobri ser um alojamento de hospital. Tudo estava visível diante dos meus olhos quando o impacto aconteceu.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitou Ramesh nesta sexta-feira no hospital onde ele segue internado com queimaduras e outros ferimentos. As imagens foram divulgadas em seu canal no YouTube.

Sobre a tragédia, leia também