Reino Unido envia jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã
País afirmou que atacaria bases de países que ajudassem os israelenses
O Reino Unido determinou o envio de jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã. A informação foi divulgada pelo primeiro-ministro Keir Starmer. Segundo o premiê britânico, que está a caminho da cúpula do G7, o aumento de contingente militar na região visa proteger os interesses britânicos.
Starmer, todavia, não disse se a medida objetiva apoiar Israel, que está em conflito com o Irã. Vale lembrar que o país do oriente médio disse que atacaria bases militares dos Estados Unidos, França e Reino Unido se as nações ajudassem os israelenses ou tentassem impedir a resposta iraniana aos ataques de Israel.
A mídia iraniana informou que a Marinha do Irã interceptou um navio contratorpedeiro do Reino Unido que seguia em direção ao Golfo Pérsico e o forçou a mudar seu curso, na região do Golfo de Omã.
Relembre a tensão entre Israel e Irã
Na última quinta-feira (12), Israel executou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã para impedir que o país consiga construir uma arma nuclear. Como resposta, o governo iraniano lançou drones e mísseis contra o território israelense.
Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu disse, neste sábado (14), que a ofensiva deve continuar e prometeu ataques contra todas as bases iranianas.
Nesse momento, a vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Lira (Avante), está em Israel – para realização de um treinamento -, sem previsão para retornar para o Brasil. Outras autoridades de Goiás também estão no país.