TENSÃO

Reino Unido envia jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã

País afirmou que atacaria bases de países que ajudassem os israelenses

Reino Unido envia jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã
Reino Unido envia jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã (Foto: Reprodução - X)

O Reino Unido determinou o envio de jatos ao Oriente Médio, após ameaças do Irã. A informação foi divulgada pelo primeiro-ministro Keir Starmer. Segundo o premiê britânico, que está a caminho da cúpula do G7, o aumento de contingente militar na região visa proteger os interesses britânicos.

Starmer, todavia, não disse se a medida objetiva apoiar Israel, que está em conflito com o Irã. Vale lembrar que o país do oriente médio disse que atacaria bases militares dos Estados Unidos, França e Reino Unido se as nações ajudassem os israelenses ou tentassem impedir a resposta iraniana aos ataques de Israel.

A mídia iraniana informou que a Marinha do Irã interceptou um navio contratorpedeiro do Reino Unido que seguia em direção ao Golfo Pérsico e o forçou a mudar seu curso, na região do Golfo de Omã.

Relembre a tensão entre Israel e Irã

Na última quinta-feira (12), Israel executou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã para impedir que o país consiga construir uma arma nuclear. Como resposta, o governo iraniano lançou drones e mísseis contra o território israelense.

Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu disse, neste sábado (14), que a ofensiva deve continuar e prometeu ataques contra todas as bases iranianas.

Nesse momento, a vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Lira (Avante), está em Israel – para realização de um treinamento -, sem previsão para retornar para o Brasil. Outras autoridades de Goiás também estão no país.