Trump avisa ao Irã que ataque é iminente: ‘ajuda está a caminho’
Presidente Trump orientou manifestantes iranianos, em publicação nas redes sociais, para que "tomem as instituições"
Em um post publicado na rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou ao Irã que um ataque é iminente. Ou, nas palavras dele, que “a ajuda está a caminho”. O presidente norte-americano afirmou também que fechou quaisquer canais de diálogo com o regime que governa o país e recomendou aos manifestantes que “tomem as instituições”.
“Patriotas iranianos, CONTINUEM A PROTESTAR —TOMEM SUAS INSTITUIÇÕES!!! Guarde os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um grande preço. Eu cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que essa matança sem sentido de manifestantes ACABE. AJUDA ESTÁ A CAMINHO. MIGA!!! [Make Iran Great Again]”, escreveu Trump na rede Truth Social, com as habituais letras maiúsculas.
Embora o governo não divulgue dados oficiais sobre a morte de manifestantes, um funcionário do próprio regime disse à Reuters que ele passa de 2000. Os protestos tiveram início do dia 28 de dezembro, quando comerciantes do Bazar de Teerã, a capital do país, foram às ruas protestar contra a desvalorização da moeda local e a inflação galopante.
O número de mortos cresce de forma exponencial. A estimativa era de 100 até o dia 11 de janeiro, e rapidamente chegou a 2000, o que aponta para uma escalada de violência no conflito entre os militares a serviço do governo e a população que protesta em público. Está marcada para esta quarta-feira (4) a primeira execução de um manifestante preso por participar dos protestos.