Vaticano diz que “há melhora gradual” no quadro de papa Francisco
Na sexta-feira, a informação era que a condição do religioso era complexa

Um dia após informar que o papa Francisco tinha “quadro complexo“, o Vaticano disse que “há uma melhora gradual e leve” na condição clínica do religioso. A informação é desta tarde de sábado (8). Ainda conforme o comunicado, “o Santo Padre permaneceu sempre sem febre. A troca gasosa melhorou, os exames hematoquímicos e hemogramas estão estáveis”.
O líder religioso está internado desde 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Na ocasião, ele apresentou um quadro de bronquite, que avançou para uma pneumonia bilateral.
Desde a internação, Francisco teve crises respiratórias e chegou a receber oxigênio. Francisco tem 88 anos e assumiu o papado da Igreja Católica em 2013. Nos últimos dois anos, ele sofreu de gripe e outros problemas. Recentemente, ele caiu duas vezes em sua residência, no Vaticano, e machucou o queixo (dezembro) e o braço (janeiro). Ainda assim, ele tem mantido uma agenda constante com viagens ao exterior.
Áudio aos fiéis
Na quinta-feira (6), o papa gravou um áudio com a primeira mensagem dele para os fiéis que estão em vigília pela saúde dele na Praça São Pedro desde que ele foi internado. “Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde da Praça [de São Pedro]. Os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”, disse o papa em espanhol.
Nota do Vaticano sobre o papa Francisco neste sábado
“A condição clínica do Santo Padre nos últimos dias tem se mantido estável e, consequentemente, mostra uma boa resposta ao tratamento. Portanto, há uma melhora gradual e leve.
O Santo Padre permaneceu sempre sem febre. A troca gasosa melhorou, os exames hematoquímicos e hemogramas estão estáveis.”