natureza

Veja fotos dos caramujos ameaçados de extinção por serem bonitos demais

Espécies do gênero Polymita estão sendo dizimadas por causa da beleza

Espécies do gênero Polymita estão sendo dizimadas por causa da beleza Veja fotos dos caramujos ameaçados de extinção por serem bonitos demais
Foto: IA/Chatgpt

Pesquisadores estão correndo contra o tempo para salvar os caramujos ameaçados de extinção por serem bonitos demais. As espécies do gênero Polymita, conhecidas pelas conchas incrivelmente coloridas, estão sendo dizimadas por causa da beleza que encanta colecionadores no mundo todo.

Com tons vibrantes que vão do verde-limão ao laranja e azul flamejante, esses caramujos são exclusivos do leste de Cuba. O problema? Suas conchas viraram objetos de desejo e estão sendo vendidas ilegalmente em sites internacionais. Em um deles, uma coleção com sete conchas foi anunciada por R$ 1.170.

De acordo com biólogos, o próprio visual dos animais — considerado um dos mais belos do mundo entre moluscos — é o que os coloca em risco. “A beleza deles atrai colecionadores, e isso está empurrando as espécies para a extinção”, afirmou o geneticista Angus Davison, da Universidade de Nottingham.

Apesar de existirem leis internacionais que proíbem a retirada dos caramujos de Cuba, especialistas alertam que as regras são difíceis de fiscalizar. Enquanto isso, o comércio continua, especialmente pela internet.

Para tentar conter o avanço da extinção, cientistas britânicos e cubanos estudam o DNA dos caramujos e até mantêm alguns deles em reprodução em cativeiro. A ideia é entender melhor como essas cores se formaram e, com isso, ajudar a protegê-los.

“O leste de Cuba é o único lugar do mundo onde esses caramujos bonitos existem. Se nada for feito, eles podem desaparecer para sempre”, alertou Davison.

Veja fotos dos caramujos ameaçados de extinção por serem bonitos demais