PF apreende remédios para tratamento de câncer contrabandeados da Argentina
Os medicamentos foram distribuídos para hospitais brasileiros
Medicamentos oncológicos de alto custo foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) durante uma operação realizada nesta quinta-feira (2). A ação apura a atuação de um grupo criminoso envolvido na importação e comercialização ilegal dos remédios. De acordo com as investigações, os medicamentos eram oriundos da Argentina e chegaram a ser distribuídos para hospitais brasileiros.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Aparecida de Goiânia, São Paulo, Ribeirão Preto e Cravinhos. As investigações apontam que o grupo atuava de forma estruturada na introdução clandestina de medicamentos no país, especialmente remédios de alto valor utilizados no tratamento de câncer, como o Keytruda.
De acordo com o delegado Otávio José Lima de Oliveira, responsável pelo caso, os medicamentos apreendidos podem custar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por caixa. Segundo o delegado, além das irregularidades tributárias, como o não recolhimento de impostos, há risco à saúde pública, pois ainda não se sabe de que forma os produtos foram acondicionados e transportados. “Certamente a eficácia desses medicamentos não está de acordo com as normas sanitárias.”
As investigações também apuram se houve comprometimento da qualidade dos fármacos, o que pode resultar em ineficácia terapêutica e até danos aos pacientes. Os envolvidos podem responder por crimes de contrabando, falsificação e adulteração de produtos medicinais, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
A ação foi realizada durante a operação Bula Fria e contou com a atuação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal do Brasil e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
LEIA TAMBÉM: