Almoço

A convite de Marconi Perillo, Meirelles almoça com governadores do Brasil Central

Em reconhecimento à importância do Fórum de Governadores do Brasil Central no estabelecimento de políticas…

Em reconhecimento à importância do Fórum de Governadores do Brasil Central no estabelecimento de políticas públicas em defesa dos Estados da região, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aceitou o convite feito em cima da hora para que almoçasse com os governadores na residência oficial de Águas Claras.

De acordo com o governador Marconi Perillo (PSDB), o almoço serviu para que os governadores avançassem na discussão do acordo relacionado à repatriação. “Estamos em busca de um acordo referente à divisão dos juros do dinheiro repatriado. Os estados vão cumprir a sua parte, que é promover corte de gastos. Esperamos fechar esse acordo o mais rápido possível”, declarou.

Assim como ocorre ao final de todas as reuniões do Fórum, os governadores fecharam acordo que definiu os termos da carta que a entidade enviará ao presidente da República, Michel Temer. Na carta do Distrito Federal, eles abordam assuntos relacionados ao Fundo do Centro-Oeste (FCO) e ao Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Os governadores pleiteiam modificações nas taxas de juros do FCO e uma suplementação orçamentária patrocinada pelo Governo Federal destinando R$ 5 bilhões do FDCO para financiamento e obras de infraestrutura.

Na semana que vem, todos os governadores que compõem o Fórum Brasil Central irão participar da reunião do Conselho Deliberativo (CONDEL), órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da SUDENE para dar ênfase a esses pleitos.

Marconi anunciou que o Consórcio trabalhará, a partir de agora, na elaboração de um plano na área de logística. “Já conseguimos R$ 5 milhões da Sudeco para a realização desse estudo. Depois, vamos apresentar o projeto ao Governo Federal para que possamos ter ações integradas de desenvolvimento na área de infraestrutura para garantir competitividade a toda região”, explicou.

Avanços – Assessor do Governo de Goiás e secretário-executivo do BrC, Thiago Camargo disse que mesmo com pouco tempo de criação, o Consórcio já conseguiu avanços expressivos não só na área econômica, como também na Segurança Pública, Educação, Saúde e Turismo.

Na reunião de hoje do consórcio, vários temas de interesse dos estados foram colocados em discussão. Projetos de inovação nas áreas de Saúde e Educação, compras públicas, Turismo, Meio-ambiente e extensão rural também estiveram em debate no fórum.

Além dos governadores Marconi Perillo, de Goiás, Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, Marcelo Miranda, do Tocantins, Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul e Confúcio Moura, de Rondônia, participou da reunião o secretário de Planejamento do governo do Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, representante do governador Pedro Taques. De Goiás compareceram também o secretário da Secima, Vilmar Rocha, de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, e o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

Em fevereiro, a primeira reunião do terceiro ano de criação do Consórcio será realizada em Goiânia