CUIDADO

Abadiânia cria local de atendimento gratuito a menores com autismo

Câmara Municipal aprovou projeto pela criação do Centro de Atendimento Multiprofissional Vitória Vieira – Casa do Abraço

Abadiânia cria local de atendimento gratuito a menores com autismo
Abadiânia cria local de atendimento gratuito a menores com autismo (Foto: Freepik)

A prefeitura de Abadiânia criou um local de atendimento público e gratuito para crianças e adolescentes com transtornos como o autismo e o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), além de suporte a famílias em situação de vulnerabilidade social. Na última semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto do Executivo pela criação do Centro de Atendimento Multiprofissional Vitória Vieira – Casa do Abraço.

Destaca-se que a Casa do Abraço já atua com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e da linguagem. De janeiro a junho, conforme a prefeitura, foram 69 atendimentos com psiquiatra, 45 com psicóloga, 78 com psicopedagogo (com 14 crianças ainda na fila de espera), 40 com fonoaudiólogo (com 22 em espera) e 28 com neuropsicóloga, sendo essa última a especialidade com maior demanda reprimida, com 50 pacientes aguardando atendimento.

Segundo o prefeito Dr. Itamar, o local é mais do que uma estrutura. “É um compromisso com o cuidado, com o futuro das nossas crianças e com o acolhimento das famílias. Desde sua implantação, o centro tem feito a diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes de Abadiânia. Agora, com o respaldo da Câmara, damos um passo firme na institucionalização desse serviço tão essencial”, declarou.

O projeto foi idealizado pela professora Laura Penha. Para ela, “essa é uma conquista construída com sensibilidade, evidência científica e muita escuta das famílias. A Casa do Abraço é resultado de um esforço coletivo para garantir um atendimento público, multiprofissional e humano a crianças que precisam de suporte especializado para se desenvolverem com dignidade”.

A Casa do Abraço tem o nome da jovem Vitória Vieira, em homenagem simbólica à luta por inclusão e respeito – filha do prefeito que já faleceu. Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, a Casa do Abraço passa a integrar de forma permanente a política pública de saúde e assistência do município.

LEIA TAMBÉM:

Instabilidade na Claro afeta redes fixa e móvel na região metropolitana de Goiânia