Eleições em Goiás

Ações ‘populistas’ de candidatos podem ser ineficazes, apontam especialistas

Abraços, apertos de mão, crianças no colo, um pastelzinho na feira ou o café na…

Abraços, apertos de mão, crianças no colo, um pastelzinho na feira ou o café na padaria são cenas repetidas nas campanhas eleitorais dos candidatos em todos os pleitos. Mas essa estratégia de podem ser ineficaz nas eleições deste ano. É o que apontam dois cientistas políticos ouvidos pelo Mais Goiás.

O professor de sociologia e política da PUC-Goiás, Sílvio Costa, explica que chamar essas ações de “populistas” pode ser pejorativo. “Qual o contato anterior [que esse candidato tinha] com a população? Em sua maioria, não são candidatos que têm convivência com o eleitorado das camadas mais baixas e médias da população”, ressalta.

O professor também afirma que a estratégia do contato humano continua funcionando na política. Principalmente com as novas leis eleitorais, que extinguiram a possibilidade de confraternização. “Tradicionalmente, o momento das campanhas é de festa, confraternização. A ‘festa’, no sentido político, é um momento em que a população se encontra, conversa sobre política. Com as limitações das leis eleitorais, isso fica reduzido”, explica.

Já o professor Robinson Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG), acredita que esse tipo de ação é muito bem calculada, principalmente nos partidos com maiores estruturas e maiores equipes de comunicação. “Eles fazem a avaliação do impacto de uma estratégia ou outra que eventualmente está direcionada para um determinado tipo de eleitor”.

Sílvio ainda ressalta que, em Goiás, são poucas as figuras políticas com o histórico de manter o contato direto com o público fora do período eleitoral. Ao longo de um mandato, por exemplo, isso ocorre em eventos de inauguração de locais e entrega de obras.

Candidatos de Goiás nas ruas
Em Goiás, alguns candidatos postam esse tipo de conteúdo nas redes sociais, principalmente durante caminhadas e carreatas pelo interior do estado.

DEM
Nesta terça-feira (21), uma foto do candidato a governador pelo Democratas (DEM), Ronaldo Caiado, gerou polêmica. Na imagem, ele lava uma calçada, durante a caminhada em Aparecida de Goiânia. A assessoria de Caiado afirmou que ele fez uma brincadeira com uma comerciante que estava limpando o local quando ele passava por lá. Em respostas às críticas, por ser uma atitude ecologicamente incorreta e uma ação populista, Caiado respondeu: “Não é uma questão de ser populista ou não ser populista. Eu sou uma pessoa que acredita que quando a sociedade deseja fazer a limpeza, tem várias formas. Quando eu vou lavar a minha calçada, é daquela mesma maneira que eu lavei”.

Foto: Reprodução/Facebook

 

PSDB
Na última semana, o candidato ao Senado Federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Marconi Perillo, divulgou uma foto comendo marmita dentro do carro, a caminho de Idealina. “O almoço de hoje é dentro do carro mesmo”, dizia a legenda. No mesmo dia, Raquel Teixeira, a candidata a vice-governadora ao lado de José Eliton pela mesma coligação de Marconi, respondeu. Na foto, ela também dentro de um veículo, com uma marmita de isopor na mão, ao lado da irmã de Eliton, Raquel Figueiredo.

A legenda dizia “Agradeço a oferta, porque a farofa do Nordeste Goiano está melhor!”. Esse diálogo entre os candidatos da coligação, por meio das redes, tem sido uma estratégia de campanha do partido nas viagens pelo interior.

Foto: Reprodução/Instagram

Outros 

O Mais Goiás também pesquisou fotos dos candidatos de outras coligações, mas não foi encontrada nenhuma que se encaixa no contexto da matéria.