MANIFESTAÇÃO

Agentes de combate a endemias fazem ato por plano de carreira na Câmara de Goiânia

Agentes de combate a endemias realizaram um protesto na Câmara Municipal, nesta terça-feira (29). De…

Agentes de combate a endemias fazem ato por plano de carreira na Câmara de Goiânia
Agentes de combate a endemias fazem ato por plano de carreira na Câmara de Goiânia (Foto: Sindsaúde)

Agentes de combate a endemias realizaram um protesto na Câmara Municipal, nesta terça-feira (29). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde), a categoria reivindica a inclusão no plano de carreira já existente da secretaria de Saúde.

Contudo, segundo o Sindsaúde, o prefeito informou que enviará um projeto específico. O sindicato afirma, ainda, que a proposta do administração é a uma valorização salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de 3% a cada 3 anos.

Eles afirmam que o valor seria menos da metade do que os demais servidores possuem.

SindACSE-GO

A categoria tem cerca de dois mil servidores e é a única que não possui plano de carreira.  A informação é da diretora do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias do Estado de Goiás (SindACSE-GO), Beatriz Maria Martins, que também confirmou a proposta.

“O que foi nos passado é que os benefícios atuais serão mantidos, como o vale alimentação, insalubridade, produtividade, quinquênio, etc. A progressão será de 3/3 – os 3% a cada 3 anos. E será aproveitado todo o tempo de serviço de cada trabalhador.”

Ela admite que a porcentagem é menor que o plano existente, mas que os presentes manifestaram interesse. Questionada se existe possibilidade de paralisação, ela diz que não.

“Esse plano de carreira é o sonho de todos agentes de Goiânia há muitos anos. E agora estamos próximos de conseguir. Ele está pronto, apenas aguardando o prefeito encaminhar para a Câmara. Acreditamos que ainda essa semana será enviado”, declara.

Prefeitura de Goiânia

O Mais Goiás procurou a prefeitura para confirmar quando o plano será enviado à Câmara e para comentar a manifestação e a proposta, mas ainda não teve retorno. Essa matéria poderá ser atualizada.