ELEIÇÕES 2022

Ainda sem definição da base, Zacharias Calil reforça pré-candidatura ao Senado

O deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) reforçou pré-candidatura ao Senado pela base do governador…

Zacharias Calil
Zacharias Calil (Foto: Arquivo - DEM)

O deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) reforçou pré-candidatura ao Senado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em vídeo publicado nas redes sociais no domingo (24). A disputa pela vaga majoritária no Congresso Nacional se acirra na reta final para definição das chapas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No vídeo, o deputado federal elenca ações realizadas durante o primeiro mandato na Câmara dos Deputados e diz estar pronto para a disputa após conversar com apoiadores, embora reconheça que é preciso, antes de tudo, convencer o partido, já que há somente uma vaga.

“Quero compartilhar aqui que coloquei meu nome à disposição do partido para disputar uma vaga ao Senado. A efetivação da candidatura não depende só de mim. Tomei essa decisão após muita conversa com apoiadores e por entender que como senador posso fazer muito mais pela saúde dos goianos”, diz.

Imbróglio

O primeiro entrave que Zacharias Calil sofre é dentro do próprio partido. É que Delegado Waldir, também filiado ao União Brasil, aparece como o primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto (sem a presença de Marconi Perillo) ao Senado. Mesmo com a permissão do STF para as candidaturas avulsas, há possibilidade somente de um nome por sigla ser lançado.

Nos bastidores, são fortes os rumores de que Delegado Waldir tem a preferência interna, não somente como nome do partido, mas da própria chapa, o que dificulta também as intenções do PSD em lançar o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, como nome único do partido na chapa governista.

Ao todo, a base do governador tem Delegado Waldir, Zacharias Calil, ambos pelo União Brasil, Alexandre Baldy (PP), Lissauer Vieira (PSD) e Luiz do Carmo (PSC) como pré-candidatos.