POSSIBILIDADE

Alckmin diz que pode pedir mais prazo para negociar tarifaço

“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”

Alckmin diz que pode pedir mais prazo para negociar tarifaço
Alckmin diz que pode pedir mais prazo para negociar tarifaço (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que pode pedir mais prazo para negociar o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a partir de 1º de agosto. A fala aconteceu nesta terça-feira (15) após reunião com empresários do setor da indústria.

“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, disse Alckmin. Ele também afirmou que vai trabalhar para reverter a sanção comercial.

Também nesta terça-feira, Lula assinou decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica. Entre outras coisas, o texto “estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”.

Na ocasião, também foi criado o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, liderado por Alckmin, enquanto Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Também participam os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Dados oficiais são de que 12% das exportações do Brasil são para os Estados Unidos. Caso não haja acordo, é possível a utilização da Lei de Reciprocidade Econômica.

LEIA TAMBÉM:

Após tarifaço, Lula passa a crescer até em pesquisas do PL