Alckmin diz que pode pedir mais prazo para negociar tarifaço
“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que pode pedir mais prazo para negociar o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a partir de 1º de agosto. A fala aconteceu nesta terça-feira (15) após reunião com empresários do setor da indústria.
“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, disse Alckmin. Ele também afirmou que vai trabalhar para reverter a sanção comercial.
Também nesta terça-feira, Lula assinou decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica. Entre outras coisas, o texto “estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”.
Na ocasião, também foi criado o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, liderado por Alckmin, enquanto Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Também participam os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Dados oficiais são de que 12% das exportações do Brasil são para os Estados Unidos. Caso não haja acordo, é possível a utilização da Lei de Reciprocidade Econômica.
LEIA TAMBÉM: