Debate

Alego é palco de discussão sobre ideologia de gênero nas escolas 

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, mais uma vez, de discussão calorosa e…

Deputado quer CPI das Privatizações, mas líder do governo diz não ver objeto
Deputado quer CPI das Privatizações, mas líder do governo diz não ver objeto

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, mais uma vez, de discussão calorosa e polêmica. Em sessão plenária desta quarta-feira (14), membros da bancada autointitulada cristã criticaram o parecer contrário do Conselho Estadual de Educação (CEE) ao projeto do deputado Henrique Cesar (PSC), que proíbe a “ideologia de gêneros” nas escolas do Estado. 

Enviado à Casa no último dia 3 de maio, o parecer assinado pela conselheira relatora, Gláucia Maria Reis, afirma que o projeto “está na contramão da legislação pátria, da ciência e da história. Garantir a pluralidade de ideias e de pensamentos nas escolas é fundamental para a construção do Estado Democrático de Direito”. 

“Estudar e debater gênero não é isso. É refletir ‘sobre os papéis dos homens e mulheres. É reconhecer a igualdade de direito. É debater a violência contra as mulheres e tentar reduzir esse quadro e, acima de tudo, é criar oportunidades”, justifica a relatora. 

Para a bancada cristã, no entanto, os professores não devem utilizar a autoridade em sala de aula para discutir gênero ou ensinar ideais próprios e convicções pessoais às crianças. Segundo o deputado Rafael Gouveia (DC), o respeito a pluralidade de ideias e ao posicionamento individual não justifica que professores imponham sua visão de mundo aos alunos.

“Escola é lugar de ensinar ciências, matemática, português e geografia. São os pais que devem decidir o que seus filhos vão aprender, pois a educação influencia a vida do ser humano”, afirmou.

Mais críticas

Seguindo a linha de pensamento, o deputado Alysson Lima (PRB) também criticou o parecer do CEE. “A preocupação da base aliada ao governador em relação à ideologia de gênero e a formação de opinião sobre orientação sexual nas escolas é algo lastimável”. 

“Minha mãe sempre foi professora e na minha infância nunca vi esse tipo de abordagem em sala de aula. Sou contra e gostaria de engrossar essa luta a favor de uma escola sem partidos, sem ideologias. Nunca precisamos disso. As escolas precisam de ensino, de aprendizado, da liturgia da educação”, disparou.

Cairo Salim, do PROS, também usou a tribuna para criticar o parecer. “Uma criança de seis anos não tem discernimento do que é censura. Quem vai dar educação sexual para ela são os pais”, explicou o parlamentar, que emendou. “Se essa é a opinião dela, eu respeito. Mas ela não pode entrar nas escolas e exigir que nossas crianças tenham este tipo de ensino. Os professores têm que ensinar Português, Matemática, Geografia, pois nós estamos pagando para isso”.

Projeto

O projeto de lei, de autoria do deputado Herique Cesar (PSC), que proíbe a “ideologia de gênero” nas escolas das redes pública e privada em Goiás, foi apresentado em fevereiro de 2019. Pelo texto, fica proibida “a utilização da ideologia de gêneros, dentro ou fora, da sala de aula; orientação sexual de cunho ideológico e seus respectivos derivados; propagação de conteúdo pedagógico que contenha orientação sexual, ou que cause ambiguidade na interpretação que possa comprometer, direcionar ou desviar a personalidade natural biológica e a respectiva identidade sexual da criança e do adolescente”.

Apesar do parecer contrário do CEE, o projeto teve parecer favorável do relator Diego Sorgatto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CJJ).