LEGISLATIVO

Alego volta do recesso com mais de 80 matérias para votar

Depois do recesso legislativo as atividades em plenário na Assembleia Legislativa voltam nesta terça-feira (2)…

A pedido da oposição, Justiça interrompe CPI da Saúde na Assembleia (Foto: Alego)
Plenário da Assembleia (Foto: Alego)

Depois do recesso legislativo as atividades em plenário na Assembleia Legislativa voltam nesta terça-feira (2) com 88 projetos de autoria parlamentar, sendo 37 em fase de apreciação definitiva e 49 em primeira etapa de votação. O segundo semestre será marcado pelo período eleitoral, em que dos 41 parlamentares 31 buscarão a reeleição.

Embora esteja com pauta cheia, o Legislativo ainda precisa conciliar as votaçõeos com a definição das chapas que irão disputar as eleições de outubro. Segundo o calendário eleitoral, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo final para as convenções partidárias termina na próxima sexta-feira (5). Além disso, a campanha tem início oficial no dia 16 de agosto, um dia depois do prazo final para registro das ca ndidaturas.

Um dos principais pré-candidatos é o próprio presidente da casa, Lissauer Vieira (PSD), que deve disputar o Senado pela base governista. Pelo menos outros sete buscam vaga como deputados federais: Alysson Lima (PSB), Adriana Accorsi (PT), Delegado Humberto Teófilo (Patriota), Hélio de Sousa (PSDB), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Lêda Borges (PSDB) e Rafael Gouveia (Republicanos).

Outros 31 deputados estaduais buscarão a reeleição para a Assembleia Legislativa. Apenas Tião Caroço e Iso Moreira, que se recupera da Covid-19, não irão disputar novo mandato.

Projetos

Entre os projetos há a prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) referente ao exercício de 2018. Outra pauta importante, de autoria do deputado Bruno Peixoto (União Brasil), tem o objetivo de tornar obrigatória a realização do teste do bracinho em crianças com idade a partir de três anos. A medida visa assegurar a identificação de quaisquer problemas relacionados à hipertensão arterial e à sua alteração e, ainda, a realização do tratamento adequado.

Enquanto isso, outro projeto previsto tem objetivo de instituir o Programa de Higiene Bucal no Currículo Escolar do Ensino Infantil e Fundamental na Rede Pública de Goiás. A iniciativa pretende reduzir um dos problemas que afligem a população geral, que é o descuido com a saúde da boca e dos dentes.