IMBRÓGLIO

Análise do Plano Diretor está em fase final e deve passar por revisão

A análise das emendas da revisão do Plano Diretor de Goiânia está em fase de…

Vista aérea de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Vista aérea de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A análise das emendas da revisão do Plano Diretor de Goiânia está em fase de finalização pelo Grupo de Estudo formado por vereadores, técnicos da prefeitura e representantes do setor imobiliário. A previsão é que o documento seja devolvido ao Paço Municipal nos próximos dias.

A proposta ainda passa por revisão textual. Nova reunião deve ser realizada justamente para sanar as pendências.

No início da gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a análise foi considerada crucial, inclusive com a formação do Grupo de Trabalho para dar celeridade ao processo.

No entanto, com o recrudescimento da pandemia de Covid-19 e debandada do MDB do Paço Municipal, com consequente indefinição do novo secretário de Planejamento Urbano e Habitação, deixou os trabalhos emperrados.

Após finalização da análise, o documento deve ser repassado para a Procuradoria Geral do Município, Casa Civil e logo depois pelo prefeito, que deve remeter de volta à Câmara.

Tramitação

A revisão do Plano Diretor de Goiânia foi protocolada no último dia de sessão na Câmara Municipal em junho do ano passado. Tramitou na casa durante todo o segundo semestre e no final da gestão, o ex-prefeito Iris Rezende (MDB) recolheu de volta o texto, após emendas feitas por vereadores. As mudanças foram alvos de contestação de grupos ligados a moradores, dos próprios colegas parlamentares e do Ministério Público, sobretudo pela proposta de ampliação da macrozona urbana da Capital, que gerou repercussão negativa.