Negacionismo

AO VIVO: assista o depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo à CPI da Covid

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid começa uma nova semana com depoimentos decisivos.…

AO VIVO: assista o depoimento de Ernesto Araújo à CPI da Covid
AO VIVO: assista o depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo à CPI da Covid (Foto: Gustavo Magalhães/MRE)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid começa uma nova semana com depoimentos decisivos. Nesta terça-feira (18), o depoente da vez é o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. O depoimento do ex-chanceler é um dos mais aguardados pelos senadores, pela possibilidade de responder sobre as relações com países para aquisição de vacinas, em especial, com a China.

A presença de Araújo foi demandada por requerimentos dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Marcos pontua que um dos objetivos da CPI é apurar ações e possíveis omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia, especialmente no agravamento dos casos no Amazonas, com a falta de oxigênio para os pacientes internados.

Além disso, o senador afirma que, quando estava à frente do ministério, Ernesto “executou na política externa o negacionismo de Jair Bolsonaro na pandemia, o que teria feito o Brasil perder um tempo precioso nas negociações por vacinas e insumos para o combate à doença.”

Alessandro Vieira destaca que a presença de Araújo pode ajudar na obtenção sobre os exatos termos de atuação do ministério para trazer vacinas e insumos para o Brasil. A demissão de Ernesto do ministério foi exatamente pelo fato dele ser considerado um dos maiores entreves para a aquisição dos imunizantes. Após saída da pasta, ele alegou que Bolsonaro faz um governo “sem alma e sem ideal”.