Oitiva

AO VIVO: Veja o depoimento do coronel Antônio Elcio Franco à CPI da Covid

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Antônio Elcio Franco Filho, será o ouvido desta…

Antônio Elcio Franco Filho esteve como secretário-executivo entre junho do ano passado a março deste ano
Antônio Elcio Franco Filho esteve como secretário-executivo entre junho do ano passado a março deste ano (Foto: (Tony Winston/MS/Flickr)

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Antônio Elcio Franco Filho, será o ouvido desta quarta-feira (9) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. A expectativa é que o depoimento dele esclareça as ações tomadas pela gestão Pazuello diante de compras e abastecimentos de insumos para os estados da federação durante a crise sanitária.

Elcio esteve à frente do cargo entre junho de 2020 e março de 2021 e era considerado o principal escudeiro do então ministro-general. A convocação do militar ocorreu após requerimentos apresentados pelos senadores Alessandro Vieira (Rede-SE), Eduardo Girão (Podemos-CE), Humberto Costa (PT-PE), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rogério Carvalho (PT-SE).

O vice-presidente da Comissão, Randolfe Rodrigues, afirmou que, enquanto Elcio estava como secretário-executivo, o Ministério da Saúde só apresentou um Plano Nacional de Vacinação após intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2020. “Mesmo com a demora, o plano era falho. Apresentava diversos pontos em aberto e foi alvo de críticas de cientistas cujos nomes apareciam como responsáveis pela elaboração do documento e que afirmaram não terem sido consultados antes da publicação”, alegou o senador.

Em 4 de março, durante sessão temática semipresencial, Elcio Franco chagou a defender a forma como o ministério elaborou e implementou a estratégia de enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a campanha de vacinação.

Assista ao-vivo: