ENTREVISTA

Aparecida: “Não há plano B, mas outros partidos me receberiam de braços abertos”, afirma Vilmar Mariano sobre eleições

Em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, Vilmar Mariano defende sua gestão e diz que caso MDB e União Brasil não lhe deem apoio, tem apoio de pelo menos outros 16 partidos

Vilmar Mariano em entrevista ao Mais Goiás concedida em novembro de 2023 (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Sob fogo cruzado dentro da própria base caiadista, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), sustenta em entrevista ao Mais Goiás, que sua gestão é viável e que não tem plano B para seguir com seu projeto de reeleição. Segundo o gestor, caso o seu partido não dê estrutura para disputa pró mandato sequencial, há 16 partidos que podem receber sua filiação “de braços abertos”.

“Temos dezoito partidos na nossa coligação. Qualquer partido hoje me receberia de braços abertos, eu não pensei isso porque tenho convicção que vou estar no MDB e de que serei o candidato da base governista”, pontuou ao portal em entrevista concedida. Vilmar Mariano coloca o MDB na conta de sua sustentação e também o União Brasil do governador Ronaldo Caiado, restando-lhe 16 legendas como opção, caso não receba as bênçãos emedebistas.

Questionado se já havia aberto conversas com algum desses partidos, Vilmar nega. Diz que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o vice-governador Daniel Vilela (MDB) tampouco o seu antecessor Gustavo Mendanha (MDB) chegaram a falar consigo sobre o prefeito não ser candidato à reeleição pelo partido. Conforme expõe, se essa reunião ocorrer, promete mostrar que sua gestão é viável. “Você acredita que eu não penso, porque até agora nunca se cogitou sobre isso”, destaca.

Até pouco tempo, Vilmar Mariano tinha garantias de apoio do trio, mas a situação passou a mudar quando Gustavo, seu antecessor no cargo, começou a pregar publicamente que a decisão deveria ser tomada a partir de base de pesquisas qualitativas, além das quantitivas já divulgadas. A decisão azedou a relação dos dois já que Vilmarzinho esperava publicar uma foto atualizada com o anúncio do martelo batido em meados de janeiro.

Mesmo com todo o contexto político negativo, Vilmar prega tranquilidade. Ou procura demonstrá-la. Ele lançou na semana passada um pacote de R$ 505 milhões em obras e acredita que até as eleições, os resultados serão vistos pelos eleitores. Por isso, para ele, pesquisas quantitativas não representam o sentimento da população aparecidense. “Lá na frente é que as pesquisas vão dizer o que o cenário realmente mostra como estaremos. Até lá, vou esperar para falar incisivamente sobre essas questões.”, pontua.

Leia a entrevista na íntegra com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano:

Domingos Ketelbey: Prefeito, o senhor lançou na semana passada um pacote de R$ 505 milhões em obras e as eleições estão aí. Vai dar tempo de terminá-las até o período eleitoral?

Vilmar Mariano: Nós temos obras que vamos acabar com 90 dias, 120 dias, com cinco meses e seis meses. Todas essas obras já estarão concretizadas até o período eleitoral. Grande parte desses recursos são para recapeamento e estão nos cofres da Prefeitura, então não me preocupa. Vamos recapear toda a malha viária comprometida da cidade, a partir da Avenida Rio Verde, que já começamos. O restante é mais asfalto. São treze bairros asfaltados. Certamente, essas obras estarão viabilizadas até o período eleitoral.

O senhor vai conversar com o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e Gustavo Mendanha, e vai usar esse programa de investimentos para defender seu projeto de reeleição?

Vilmar Mariano: Não é nem mostrar ao governador Ronaldo Caiado que temos condições. Ele sabe disso. Nosso governo é bem avaliado. Próximo dia 2 eu vou lançar o asfalto da Fiori, dia 4 eu vou lançar a Maternidade Municipal de Aparecida que adquirimos a partir da compra do Hospital Garavelo, vamos botar o Teia Agir que é um centro de cuidados do autismo para atender 120 crianças. São muitas obras para além do asfalto e infraestrutura. Essa semana criamos o centro semafórico para viabilizar a onda verde. O governador sabe da nossa capacidade de gestão e que estamos no caminho certo. Essa decisão de nos apoiar é questão de tempo.

Mas há discussões sobre nomes alternativos ao seu. No Palácio, especula-se pelo menos um. Como vê esse debate?

Vilmar Mariano: Infelizmente, a fofoca existe muito. O governador, o Gustavo e o Daniel nunca falaram comigo dizendo que não vão me apoiar. A partir do momento que eles chamarem e disserem que não vão me apoiar, o que eu acho que não vai acontecer, eu vou chamar a imprensa e falar que estarei saindo do MDB para dizer que não tô tendo ambiente para garantir que serei candidato lá. Mas repito: acredito que isso não vai acontecer. Eu tenho plena convicção que serei o candidato da base do Caiado no MDB.

Mas caso aconteça, qual será o plano B do Vilmar Mariano?

Vilmar Mariano: Você acredita que eu não penso em plano B? Eu não penso porque nunca se cogitou sobre isso. Temos dezoito partidos na nossa coligação. Qualquer partido hoje me receberia de braços abertos, eu não pensei isso porque tenho convicção que vou estar no MDB e ser o candidato da base governista.

Caso o MDB lance outro nome alternativo, vai continuar na legenda e defender prévias?

Vilmar Mariano: De forma alguma, todo o local que o prefeito tem condições de ser candidato à reeleição. A prévia é o trabalho que ele tem feito pela cidade. Eu tenho feito um bom trabalho, o Gustavo, o Daniel e o governador sabem o trabalho que todos da minha gestão tem prestado a Aparecida. Eu vou estar no MDB com garantias reais porque vou ser o candidato do MDB.

O senhor vai buscar uma conversa com o governador Ronaldo Caiado sobre o assunto, junto com o vice Daniel Vilela e o Gustavo? Pelo sim ou pelo não, o senhor terá de ter o assunto concretizado dentro dos próximos dias…

Vilmar Mariano: Eu confesso que não estou preocupado com essa conversa. Estou tranquilo. Sou filiado ao MDB, fui eleito e reeleito vereador pelo MDB, saí do MDB para acompanhar o Gustavo num projeto político dele, volto para o MDB e estou muito convicto que eu tenho essa vaga garantida no MDB para ser candidato a prefeito. Não há nada que me faça acreditar que não vai ser assim.

Como vê as declarações do Gustavo que você precisa provar sua viabilidade por meio de pesquisas?

Vilmar Mariano: Primeiro, pesquisa nessa data agora não retrata o período eleitoral. Agora, lá na frente é que as pesquisas vão dizer o que o cenário realmente mostram como estaremos. Até lá, vou esperar para falar incisivamente sobre essas questões.

O senhor me disse certa vez que tem apoio de um grande número de partidos e repetiu agora. Como está sua base de sustentação?

Vilmar Mariano: Hoje temos 18 partidos, incluindo o MDB e o União Brasil. Com essa base política gigante, obras nas ruas, com todo o trabalho que estamos fazendo, dificilmente não bateremos a eleição, ainda no primeiro turno. Eu tenho apoio dos grandes líderes religiosos, empresariais. Estou muito tranquilo com relação a tudo.