QUARENTENA

Apesar de vídeo pela abertura do comércio, prefeito de Iporá vai cumprir decreto, diz Roller

O secretário de Governo de Goiás, Ernesto Roller, foi pego de surpresa ao saber que…

Apesar de vídeo pela abertura do comércio, prefeito de Iporá vai cumprir decreto, diz Roller
Apesar de vídeo pela abertura do comércio, prefeito de Iporá vai cumprir decreto, diz Roller

O secretário de Governo de Goiás, Ernesto Roller, foi pego de surpresa ao saber que o prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite (PSDB), voltou a pedir a reabertura do comércio na cidade, nesta segunda-feira (6), em vídeo, conforme noticiado pelo Mais Goiás. Apesar do gestor admitir a gravação, segundo Roller – que ligou para o ele após o primeiro contato com o portal –, o líder do Executivo municipal garantiu que vai cumprir a quarentena do novo coronavírus, como combinado no último domingo (5). “Ele me disse que fez um vídeo explicando o posicionamento dele, que era contra, mas que ia cumprir”, garantiu o titular da pasta do Estado.

Como relatado, no primeiro contato com a equipe de reportagem, Roller ainda não sabia do atual vídeo. “Ele disse que não faria. É surpreendente”, reagiu. De acordo com o secretário, no domingo ele sentiu que a situação estava resolvida. “Vou ligar para ele”, encerrou a entrevista e pediu que a ligação fosse retornada mais tarde.

Então, depois de conversar com o prefeito, Ernesto explicou que nada mudou. Questionado se este tipo de vídeo, que movimenta a população, não seria prejudicial, ele evitou polemizar. “Tem aí um ingrediente de ordem política pessoal. O importante para nós é que haja o cumprimento do decreto”, reforçou. “Ele só externou a posição dele por conta da manifestação do povo. Mas disse que vai cumprir.”

O Mais Goiás tentou contato com Naçoitan Araújo, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

Vídeo

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Iporá voltava a pedir a reabertura do comércio na cidade. Na gravação, ele informa que cumpriu o decreto válido até dia 4/4, mas defendeu uma reabertura ordeira na cidade. Ele relatou que o momento é de união, não de fazer política. O prefeito argumentou que comerciantes têm manifestado que haverá a demissão de funcionários.

“O povo do interior de Goiás é um povo do bem, é um povo que quer trabalhar. Hoje recebi a ligação de um comerciante às 6h30, dizendo que dos oito funcionários que tem, cinco vão ser mandados embora agora de manhã porque não tem como abrir o comércio. Não precisa dessa ditadura em Goiás, não há isso mais, nós estamos em 2020”, reclamou o prefeito.

Recomendação

Vale destacar que a 1ª Promotoria de Justiça de Iporá do Ministério Público de Goiás (MP-GO), recomendou, no último sábado (4), que o prefeito adotasse todas as providências necessárias para executar e fiscalizar as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em especial as de quarentena, já adotadas em âmbito estadual, por meio de decretos emitidos pelo Poder Executivo.

No domingo, o secretário Ernesto Roller esteve com Naçoitan e convenceu o prefeito a não reabrir o comércio. Um decreto municipal que autorizava a retomada das atividades comerciais já havia sido editado.

Desta forma, conforme conversado com Roller, nesta tarde, a situação permanece como combinada no dia 5. Nada de flexibilização. Obediência ao decreto.