PROTESTO

Após assembleia, auditores de Goiânia decidem não compor secretaria de Finanças

Após promoverem uma assembleia deliberativa na tarde desta quarta-feira (6), auditores fiscais do município de…

Após assembleia, auditores de Goiânia decidem não compor secretaria de Finanças
Após assembleia, auditores de Goiânia decidem não compor secretaria de Finanças

Após promoverem uma assembleia deliberativa na tarde desta quarta-feira (6), auditores fiscais do município de Goiânia decidirão que os profissionais não deverão ocupar nenhum cargo da prefeitura. A recomendação, que foi votada e aprovada na assembleia, é uma resposta à reforma administrativa que, segundo o presidente da Associação dos Auditores de Tributo do Município, Elísio Gonzaga, “acabou com a Lei Orgânica” dos auditores fiscais.

De acordo com Gonzaga, ficou decidido na assembleia que a associação representará junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e ao Tribunal de Contas do Município (TCM) contra a lei que instituiu a reforma administrativa da Prefeitura de Goiânia e que, conforme o presidente, “extinguiu os cargos privativos” de auditor fiscal.

Além disso, Gonzaga declarou que foi votado e decidido que nenhum auditor fiscal deverá ocupar cargos na Secretaria de Finanças. “A recomendação da assembleia é que nenhum dos auditores deve compor a equipe do secretário de Finanças do município [Alessandro Melo]. Mas é questão da vontade de cada um. Se um ou outro aceitar um cargo, ele não tem respaldo da classe e nem das entidades representativas”, afirmou o presidente.

Ao Mais Goiás, Gonzaga, que manifestou o descontentamento da classe com o retorno de Alessandro Melo ao cargo de secretário, afirmou que ele “acabou com todos os cargos” e que agora pode “criar [cargos], recriar, exonerar na hora que ele quiser”. “Não é mais privativo para auditor tributário. Ele poder colocar qualquer um que seja de interesse no político no poder”, pontuou.

O que diz a secretaria

A reportagem do Mais Goiás segue tentando contato com a pasta liderada por Alessandro Melo. O espaço permanece aberto.

No entanto, mais cedo, a secretaria disse em nota que “não haverá entrega coletiva de cargos” e que os “auditores de tributo que estavam à frente da pasta na gestão Iris Rezende já tinham aceitado o convite do secretário Alessandro Melo para permanecer nos cargos de chefia que compõem a Secretaria Municipal de Finanças”.

Veja abaixo:

“Ao contrário do que foi informado, não haverá entrega coletiva de cargos. Pelo contrário, os auditores de tributo que estavam à frente da pasta na gestão Iris Rezende já tinham aceitado o convite do secretário Alessandro Melo para permanecer nos cargos de chefia que compõem a Secretaria Municipal de Finanças. A notícia inclusive surpreendeu toda a equipe e não espelha a realidade.

Superintendente da Administração Tributária na gestão Iris Rezende, Lucas Morais, por exemplo, foi o primeiro convidado para integrar a equipe e aceitou o convite ainda na manhã de segunda-feira, 04. Frederico Marques é outro nome que já havia decidido permanecer à frente do Conselho Tributário Fiscal. Também estão definidos como integrantes da equipe de chefia dos auditores Adriel Igarashi, Bruno de Castro, Mariele Dares, Mishel Reis, Nélia Paula, Rodrigo de Paula e Sirlene Mendanha. Além deles, todos os cargos que serão criados na administração tributária serão ocupados por auditores de tributo, compromisso que já havia sido firmado pelo secretário de Finanças”.