PAUTA FEDERAL

Após isenção do IR, governo Lula mira fim da escala 6×1

Ministro diz já ter avisado às empresas para começarem a estudar o tema, apesar de defender um tempo de transição para se prepararem

Após isenção do IR, governo Lula mira fim da escala 6x1
Após isenção do IR, governo Lula mira fim da escala 6x1 (Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil)

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a aprovação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil é uma vitória que servirá de exemplo para outra pauta do trabalhador: o fim da escala 6×1. O tema é de grande popularidade para o presidente Lula. A fala foi dada em entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo, neste sábado (7).

Para ele, é possível reduzir a escala para 40h semanais. Inclusive, o ministro diz já ter avisado às empresas para começarem a estudar o tema, apesar de defender um tempo de transição para se prepararem.

“Temos que compreender a necessidade econômica de vários setores, que precisam funcionar os 365 dias do ano, 24 horas por dia. Uma lei como essa não terá o alcance de estabelecer como fazer a engenharia de grades horárias. Mas é plenamente possível sair da 6×1 com negociação coletiva para equacionar esse conjunto de questões sem atropelos”, disse Marinho.

Para ele, o Congresso tem se sensibilizado sobre o tema, mas os trabalhadores precisam continuar a mobilização, pois ainda não há unanimidade.

Ainda durante a entrevista, ele falou sobre o avanço da “pejotização”. Para ele, demitir trabalhadores celetistas para enquadrá-los em pessoas jurídicas (PJs) é fraude.

LEIA MAIS: