Coluna do João Bosco Bittencourt

Após massacre de SC, deputada goiana apresenta dois projetos contra violência nas escolas

Um das propostas é a instalação de detectores de metais e cercas elétricas nas creches e escolas das redes

Deputada Silvye Alves (Foto: Divulgação)

Um deles determina a instalação de detectores de metais e cercas elétricas nas creches e escolas das redes particulares e públicas.

Pelo projeto, as despesas com a execução das ações das escolas da rede pública correrão à conta das dotações orçamentárias disponibilizadas pelo bilionário Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A proposta torna obrigatória também a instalação de cerca elétrica em todo o muro de proteção das escolas da rede pública e privadas.

Na defesa do projeto, ela argumenta que, com essa frequente onda de ataques, é necessária a interferência do governo para que sejam instaladas cercas elétricas e detectores de metais com o intuito de coibir futuras práticas delituosas e restabelecer a segurança nas creches e escolas da rede pública e privada.

Ela agora vai ter de batalhar para os projetos andarem na Congresso e e depois conseguir apoio dos deputados e senadores para aprovação deles. É uma longa jornada. Caso isso ocorra será necessário que o poder executivo não vete a matéria. Só assim será transformado em lei.