COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Após reestruturação da base, Mabel termina 2025 com vitórias na Câmara

Prefeito troca o líder, formata grupo de apoio e tem aprovações de matérias importantes para a gestão

2ceabe7b-389f-40d8-ac04-1386d350383c
Mabel: vitórias na Câmara (foto divulgação)

O primeiro ano de Sandro Mabel como prefeito de Goiânia rendeu desafios na relação com a Câmara Municipal. Contudo, Mabel termina 2025 com saldo muito positivo com o Legislativo. Mesmo com várias quedas de braço, ele conseguiu, aos poucos, formatar e fortalecer a base, principalmente depois que trocou o líder na Câmara, com a saída de Igor Franco e a entrada de Wellington Bessa.

Há algumas semanas, o prefeito almoçou com 24 vereadores, quando conseguiu azeitar a base, costurando as últimas definições sobre Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovada em definitivo nesta terça-feira (30/12). O plenário da casa também aprovou projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) até o valor de R$ 132 milhões.

Também nesta terça-feira (30/12), a Câmara aprovou o fim da Taxa do Lixo, mas o texto final da matéria foi considerado uma vitória importante para Mabel. Isso porque o vereador Thialu Guiotti emendou o projeto condicionando a revogação da taxa à apresentação de estudo de impacto orçamentário e financeiro. Nos bastidores, comenta-se que dificilmente a Câmara conseguirá apontar uma alternativa, o que impedirá, na prática, a revogação da taxa.

Nos últimas semanas, os vereadores também aprovaram um pacote de benefícios para os servidores públicos, permitiram a ampliação da destinação dos recursos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Púbica (Cosip), além do fim da CEI da LimpaGyn, que terminou os trabalhos com um relatório bem brando.