EDUCAÇÃO

Assembleia Legislativa de Goiás aprova mudanças na seleção de diretores escolares

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação um projeto que…

Metade das escolas do 1º ao 5º ano não tem estrutura para alunos com deficiência (Foto: Pixabay)
Metade das escolas do 1º ao 5º ano não tem estrutura para alunos com deficiência (Foto: Pixabay)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação um projeto que altera o processo de seleção democrática de diretores das escolas públicas. Na prática, o projeto da governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inclui a exigência de aprovação em um curso promovido pela Seduc relacionado a gestão e a troca do nome diretores escolares, que passa a ser gestores escolares.

A matéria afirma, entre outras coisas, que a mudança “confere maior profissionalização no exercício da função, à medida que exige aprovação em curso oferecido pela Seduc e avaliação de conhecimentos gerais sobre gestão escolar”.

E ainda: “De modo geral, objetiva-se alterar o processo democrático de seleção dos diretores das unidades escolares, com a readequação da lingagem dos dispositivos para proporcionar maior efetividade, clareza e aplicabilidade à regulamentação da matéria.”

A proposta que muda a seleção dos diretores das escolas ocorreu, segundo o governo, a fim de cumprir condições para receber a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), “referente ao Valor Aluno Ano por Resultado”. Com a aprovação, o texto segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Confira o projeto de lei do governo de Goiás AQUI.