COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Avenida das Nações passa por obras com desvios no trânsito, em Aparecida

Uma trincheira está sendo construída

Obras na avenida das Nações (Foto Rodrigo Estrela)

A Avenida das Nações, que liga os setores Parque das Nações, Itapuã, Pontal Sul e Buriti Sereno, está em obras para a construção de uma trincheira. A intervenção faz parte do Eixo Estruturante Leste-Oeste 02 e tem duração prevista de 180 dias. A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura, coordena os trabalhos, considerados estratégicos para melhorar a mobilidade urbana na região.

A trincheira será construída em frente ao Condomínio Buriti Sereno e faz parte de um conjunto de obras que inclui dois novos eixos viários. O primeiro conecta a GO-040 aos bairros Goiânia Park Sul, Jardim Veneza, Buriti Sereno e Itapuã, além da duplicação da ponte na Avenida Uirapuru, no Morada dos Pássaros, até o Anel Viário, próximo ao América Park. O segundo eixo parte da Avenida das Nações e segue pelas avenidas Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima, alcançando o Anel Viário e se conectando ao Eixo Leste-Oeste 01. Essa ligação abrange também o Bairro Cardoso e o Jardim Helvécia, fortalecendo o acesso a áreas densamente povoadas e rotas logísticas importantes.

Além da trincheira, o projeto inclui a construção de uma ponte no eixo e outra na Avenida Uirapuru. A proposta é facilitar o tráfego entre os bairros e aliviar pontos de congestionamento.

Para garantir o avanço da obra e a segurança de motoristas e trabalhadores, dois desvios temporários foram implantados. O primeiro está localizado entre a Rua 100-A e a Rua 15 de Novembro. Neste ponto, os veículos estão sendo direcionados para a pista oposta, enquanto a via original passa por obras de drenagem. A sinalização no local foi reforçada com placas informativas e alertas de mudança de direção. O tráfego retorna ao curso normal após o trecho em obras.

No segundo desvio, entre a Rua 15 de Novembro e a Rua Moscou, o fluxo segue à direita da via principal, mantendo o mesmo padrão de sinalização e segurança. A pista está interditada temporariamente para a continuação da instalação das galerias pluviais.

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito reforça que todas as áreas em obra estão devidamente sinalizadas. A orientação é para que os condutores reduzam a velocidade e respeitem as indicações, contribuindo com a segurança no local.

As intervenções fazem parte do Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiado pela Corporação Andina de Fomento. O investimento total é de R$ 72,7 milhões. A atual gestão retomou o programa após regularização contratual e pagamento de R$ 13 milhões em 2024, o que possibilitou o avanço do Eixo Leste-Oeste 01 e agora o LO-02.