POLÊMICA

Avó entra na Justiça para mudar o nome do neto batizado de Lúcifer no CE

A avó materna de um bebê de dez meses entrou na Justiça para alterar o…

IBGE: nascimentos caem 1,2% em Goiás e número é o menor em 12 anos
IBGE: nascimentos caem 1,2% em Goiás e número é o menor em 12 anos (Foto: Freepik)

A avó materna de um bebê de dez meses entrou na Justiça para alterar o nome da criança, que foi batizada como Lúcifer. O bebê nasceu em Nova Olinda (CE) em março em 2021 e é o ser mais recente que foi registrado com esse nome. Apesar de ter o significado de “portador de luz”, o nome está associado ao diabo, na tradição cristã.

A avó ficou com a guarda da criança após o pai matar a mãe e o avô paterno do bebê com golpes de machado, na zona rural da cidade. O caso aconteceu em 27 de maio do ano passado, na casa da família. Na época, a criança estava com apenas dois meses de vida. O suspeito do crime foi encontrado morto meses após o duplo homicídio.

A ação de retificação do nome da criança foi ajuizada em junho de 2021, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda. O processo segue em segredo de Justiça, como determina a Lei 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança de Adolescente (ECA).

 O significa Lúcifer

O nome Lúcifer vem da junção das palavras em latim lux (luz) e ferus (carregar) e significa “portador da luz”. Na tradição cristã, ele é representado como um anjo que desejava estar acima de Deus e, por isso, foi expulso do céu para o mais profundo abismo, tornando-se, então, o diabo.

A criança, assim como seus irmão, são acompanhados por conselheiros tutelares desde o dia do crime que chocou a cidade.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entre 2016 e 2021, além do bebê cearense, outras duas pessoas receberam esse nome. As duas são moradores do Rio Grande do Sul.

*Com informações do g1