LEGADO

Bancada de deputados goianos promete ‘honrar Maguito’

A reunião de portas fechadas do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) com deputados federais…

Em reunião com deputados federais, Rogério Cruz articula emendas para Goiânia
Em reunião com deputados federais, Rogério Cruz articula emendas para Goiânia (Foto: Renato Conde)

A reunião de portas fechadas do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) com deputados federais rendeu bons frutos. Os dez parlamentares presentes se comprometeram a garantir recursos via emendas legislativas. Líder da bancada no Congresso, Flávia disse que deputados e senadores “honrarão o legado do prefeito Maguito Vilela (MDB)”, falecido em 13 de janeiro em decorrência de sequelas da Covid-19, contribuindo com a atual gestão.

Participaram Adriano do Baldy (PP), Delegado Waldir (PSL), Flávia Morais (PDT), Francisco Junior (PSD), Glaustin da Fokus (PSC), João Campos (Republicanos), Magda Mofatto (PL), Professor Alcides (PP), Rubens Otoni (PT) e Zacharias Calil (DEM).

“Toda a nossa bancada de deputados federais e senadores tem a responsabilidade de honrar o legado do nosso grande líder Maguito Vilela (MDB) e auxiliar ainda mais a atual administração”. Ela acredita que, dentre outras coisas, a parceria vai viabilizar o anel viário da cidade, já em pauta nesta semana, no Ministério da Infraestrutura.

Inclusive, na próxima quarta, Rogério já tem agenda em Brasília e espera ter o apoio dos parlamentares, que já se comprometeram a acompanhar as agendas do chefe do Executivo municipal e seus secretários nos ministérios. “Ficarei bastante honrado com a presença dos nossos parlamentares de Goiás todas as vezes que tivermos que tratar de assuntos relacionados a Goiânia em Brasília”, disse e completou: “Essa bancada de deputados nos engrandece muito, e as nossas idas à Brasília em busca de recursos serão fortalecidas com a participação de vocês.”

Segundo Euler de Morais, secretário municipal de Relações Institucionais, esta é a primeira de muitas reuniões deste tipo. “Aproveitamos para discutir os programas e projetos que são prioritários para a atual gestão”, argumentou. Para ele, os parlamentares têm o papel de articular junto ao Congresso Nacional, sobretudo na elaboração do orçamento, além de conseguir no Executivo grandes benefícios para a cidade.

Deputados

“Estou no meu quinto mandato e esta é a primeira vez que participo de uma reunião nesse sentido com o prefeito da capital”, declarou João Campos. Já o petista Rubens Otoni aproveitou para destacar a necessidade de avançar nas ações coletivas dos parlamentares em prol de Goiânia. “Sabemos que a Prefeitura de Goiânia é estratégica para o desenvolvimento do nosso Estado de Goiás, por isso agradeço pelo convite e, juntamente com a bancada, nos colocamos à disposição para ajudar.”

Adriano, por sua vez, já adiantou que trabalha para liberar cerca R$ 100 milhões, que já tinham sido empenhados pelo ex-ministro das Cidades Alexandre Baldy. “Esses recursos foram empenhados para obras de infraestrutura e nós vamos trabalhar firmes junto ao Ministério para que possamos trazer essa verba para a capital”, revelou.

Maguito

Maguito Vilela foi um dos políticos mais longevos de Goiás, além de dono de uma das trajetórias mais bem-sucedidas. Foi vereador, deputado estadual e federal, prefeito, senador, vice-governador e governador. Lançou-se candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB algumas semanas depois que o prefeito Iris Rezende (MDB) anunciou a aposentadoria, em 25 de agosto de 2020. Foi eleito em segundo turno, com 52,52% dos votos válidos.