COMPROMISSO

Bancada do PL terá liberdade em votações, se Bolsonaro recuar de filiação

Bancada do PL terá liberdade para votar “sim” ou “não” em projetos do governo na…

Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro
Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro (Foto: PL)

Bancada do PL terá liberdade para votar “sim” ou “não” em projetos do governo na Câmara, se Bolsonaro (sem partido) recuar da filiação. A informação é do Metrópoles, que apurou a decisão do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, após o chefe do Executivo dizer que não estava 100% a entrada na sigla.

Com 43 deputados, o PL é o maior partido do Centrão na Câmara. Atualmente, a orientação da bancada é acompanhar o governo nas votações.

A decisão de Valdemar, contudo, não tira o partido da base, mas reduz o compromisso de lealdade, uma vez que o recuo de Bolsonaro seria uma quebra de palavra. Vale lembrar, em Dubai, no domingo (15), Bolsonaro disse que a filiação dependia de mais conversa.

“O casamento tem que ser perfeito. Se não for 100%, que seja 99%. Se até lá nós afinarmos pode ser, mas eu acho difícil essa data, 22. Tenho conversado com ele [Valdemar], estamos de comum acordo que podemos atrasar um pouco esse casamento, para que ele não comece sendo muito igual aos outros”, declarou o presidente.

Após a fala, o PL emitiu uma nota assinada pelo presidente Valdemar, confirmando o recuo do partido e adiamento da filiação do presidente Bolsonaro. “Após intensa troca de mensagens na madrugada deste domingo 14 com o presidente Jair Bolsonaro, decidimos, em comum acordo, pelo adiamento da anunciada cerimônia de filiação.”

E ainda: “Portanto, a data de 22 de novembro foi cancelada, não havendo, ainda, uma nova data para o compromisso de filiação.”