Poder em Jogo é o blog de política do portal Mais Goiás

DÚVIDAS

Banco Central esclarece pontos do Orçamento de Guerra em vídeoconferência com senadores

Vídeoconferência acontece logo mais às 11h15

Servidores do Banco Central aprovam greve geral, nesta segunda-feira (28) - Foto: Antônio Cruz - Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz - Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Costa de Moura e o chefe da Assessoria para Assuntos Parlamentares e Federativos, David Falcão, farão uma videoconferência com senadores, nesta quinta (9), às 11h15. Intuito é prestar esclarecimentos a parlamentares sobre a PEC do Orçamento de Guerra.

O pedido é do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e foi confirmado pelo líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), durante sessão plenária remota desta terça (7). Os senadores querem saber mais sobre a chamada PEC 10, que envolve atribuições do BC e está marcada para ser virada na próxima segunda-feira (13).

O senador alega que o Estado de Calamidade Pública já dá condições para que o governo enfrente o coronavírus. Vanderlan está preocupado com a matéria, porque ela autoriza o Banco Central a comprar títulos privados. A medida tem o objetivo de aumentar a liquidez de empresas, mas podem deixar o Tesouro Nacional exposto a papéis com alto risco de inadimplência. “Solicitamos uma discussão mais aprofundada sobre reservas e remuneração dos bancos”, justifica a o senador.