CONGRESSO

Bolsonaro: ‘Câmara já tem quórum para aprovar anistia’

"Sinto que a maioria hoje vota favorável", disse Bolsonaro ao falar da PEC da anistia em visita ao Senado

Entenda como funciona o julgamento da denúncia contra Bolsonaro em 25 de março
Entenda como funciona o julgamento da denúncia contra Bolsonaro em 25 de março (Foto: Agência Senado)

Em visita ao Senado para um almoço com líderes de oposição no Congresso Nacional, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a Câmara dos Deputados já tem quórum suficiente para aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A declaração foi dada após o almoço, durante entrevista à imprensa. “Hoje, conversando com parlamentares, como do PSD, sinto que a maioria votaria favorável [à anistia]. Eu acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, afirmou o ex-presidente.

Os jornalistas perguntaram se ele recebeu, dos presidentes da Câmara e do Senado, o compromisso de colocar a PEC da anistia na pauta de votação. Ele respondeu: “Eu não fiz pedido específico, o pedido é seguir o regimento”.

A PEC está parada da Câmara. No fim do ano passado, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma comissão especial para discutir o assunto, mas essa comissão não saiu do papel.

Quanto à possibilidade de estender a anistia à inelegibilidade a que está submetido, Bolsonaro afirmou que a penalidade só poderia ser revertida por meio de alteração da Lei da Ficha Limpa. “O pessoal está entendendo que a Lei da Ficha Limpa é usada para perseguir a direita“, alegou.