VIDEOCONFERÊNCIA

Bolsonaro deve se reunir com Caiado e outros governadores sobre combate ao coronavírus

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta segunda-feira (23), em Brasília, que…

Contra discurso de Bolsonaro, Federação Goiana de Municípios apoia Caiado
Contra discurso de Bolsonaro, Federação Goiana de Municípios apoia Caiado

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta segunda-feira (23), em Brasília, que deve se reunir por meio de videoconferência, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e com os demais chefes do Poder Executivo do Centro-Oeste nesta terça (24). A pauta será a discussão de medidas relativas ao enfrentamento do coronavírus e as consequências econômicas.

A reunião deve ser no mesmo formato da que foi realizada neste domingo (22), com prefeitos das capitais. Porém será dividida por regiões geográficas. Ainda nesta segunda, o presidente se reunirá com governadores do Norte e, em seguida, do Nordeste. Já na terça-feira a agenda será com os gestores das demais regiões.

A assessoria de imprensa do governador Ronaldo Caiado ainda não confirmou a agenda, pois ainda não houve comunicação oficial por parte da Presidência da República. A reportagem do Mais Goiás solicitou as informações ou pedidos que deverão ser debatidos na reunião com o presidente.

Jair Bolsonaro voltou a criticar “algumas autoridades” que estão tomando medidas “que levam [o cidadão] ao desespero” e que estão, segundo ele, refletindo de forma negativa na economia do país.

“O que reclamo é que algumas autoridades que estão ministrando o remédio em excesso e que [isso] leva ao desemprego. Hoje tenho duas videoconferências com governadores do Nordeste e do Norte e, logicamente, vou acatar sugestão da parte deles. O que o governo puder fazer pela vida das pessoas e manutenção dos empregos vai continuar fazendo”, declarou o presidente.

Dívidas

Neste domingo (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão por seis meses do pagamento de parcelas relativas ao contrato de refinanciamento da dívida com a União por parte do Estado de São Paulo. Cada parcela mensal, tem o valor aproximado de R$ 1,2 bilhão.

O governo paulista afirmou que o mundo passou a viver uma assustadora crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro declarou que conversará sobre a questão com o ministro Paulo Guedes para saber se a questão pode ser estendida aos outros estados. O impacto segundo o presidente pode chegar a R$ 18 bilhões.

Goiás tem interesse na manifestação do governo federal. Além disso, o Estado aguarda resposta do pedido feito ao ministro Gilmar Mendes, para manter em vigência a liminar que autoriza a suspensão de pagamento das dívidas junto ao Tesouro Nacional e a bancos públicos.

Decisão vence no dia 6 de abril. O Estado entrou com um pedido no dia 17 do mês passado, houve um reforço por parte do governador na questão no início do mês e agora ainda está sendo aguardada uma manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.