Relações Internacionais

Bolsonaro embarca em avião rumo aos EUA

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto por volta das 8h deste domingo…

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto por volta das 8h deste domingo para viajar aos Estados Unidos, onde terá um encontro privado com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca. A previsão é que o voo dure nove horas.

Junto com Bolsonaro, viaja uma comitiva da qual fazem parte os ministros da Justiça, Sérgio Moro; da Economia, Paulo Guedes; e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Todos ficarão hospedados na Blair House, a casa em que o presidente americano hospeda aqueles convidados que ele considera mais importantes. A Blair House integra o Complexo da Casa Branca.

O primeiro compromisso de Bolsonaro será um jantar, neste domingo, na residência do embaixador do Brasil em Washington com “formadores de opinião”.

A comitiva terminará a viagem e deixará Washington na terça-feira à noite.

Programação para os próximos dias

Segunda-feira: ministros brasileiros participarão de um debate sobre investimentos, realizado na Câmara de Comércio (Chamber of Commerce). Haverá uma audiência com Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA. Também estão previstas assinaturas de acordos entre os dois países. Parte da comitiva participará de um painel chamado “Bolsonaro e Trump, novo começo das relações de Brasil e EUA”.

Terça-feira: Bolsonaro terá um encontro, pela manhã, com Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), na Blair House, onde a comitiva brasileira ficará hospedada. Depois disso, Bolsonaro será recebido por Trump na Casa Branca, onde os dois terão um “encontro privado”, com a presença apenas de tradutor. A agenda na Casa Branca ainda prevê um almoço de trabalho e reunião, seguida de uma declaração à imprensa dos presidentes. Bolsonaro também fará uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington e irá ao “túmulo do solado desconhecido”. Depois, terá uma reunião com lideranças religiosas na Blair House, seguida de um jantar de trabalho. À noite, embarca para o Brasil.