Caiado anuncia fim da taxa do agro em discurso na Assembleia
Projeto extingue o Fundeinfra, anistia R$ 1 bilhão em multas e deve entrar na pauta já nesta quinta-feira (19/2), segundo o governador
O governador Ronaldo Caiado anunciou o fim da taxa do agro no encerramento do discurso de abertura do ano legislativo, na Assembleia Legislativa , nesta quarta-feira (18/2). Ele chamou o vice- governador Daniel Vilela para a tribuna antes de confirmar o envio do projeto que extingue o Fundeinfra. Citou perdas com clima, queda no preço das commodities, aumento do custo de produção e a ausência de seguro rural.
O texto deve chegar à Assembleia nesta quinta-feira (19/2), segundo disse o governador, acompanhado de outro projeto que anistia mais de 10 mil produtores. O passivo soma cerca de R$ 1 bilhão em multas. O governo desmonta, assim, o fundo criado em 2022 para financiar obras em rodovias com recursos vinculados aos incentivos de ICMS.
A contribuição era cobrada de quem usufruía dos benefícios fiscais, com alíquotas variáveis sobre produtos como soja, milho, cana e carne. Desde a criação, virou ponto de desgaste com a base ruralista.