COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Caiado dá cartada estratégica para conquistar o coração de Bolsonaro

Governador anuncia que vai dar anistia ao ex-presidente, se vencer corrida ao Planalto

Caiado faz aceno a Bolsonaro (foto Alan Santos/PR)

Pré-candidato à Presidência da República em 2026, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) deu uma cartada estratégica para conquistar a confiança e o coração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele anunciou nesta quarta-feira (14/5) que vai conceder anistia ao capitão e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, caso vença a eleição presidencial de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews.

“Está aí um furo para você: Ronaldo Caiado presidente da República vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, disse o governador. “Caiado vai chegando na presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do país”.

Caiado foi o primeiro aliado de Bolsonaro a defender publicamente a anistia, ainda em fevereiro de 2024. “Falei que precisamos sair dessa crise, sair desse debate. Isso já cansou. São dois anos e sete meses que estão falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia”, criticou.

Com esse movimento, o governador melhora a relação com o ex-presidente, abrindo o caminho para receber o apoio bolsonarista caso a inelegibilidade dele não seja revertida.