ELEIÇÕES

Caiado diz que Moro descumpriu “de forma desrespeitosa” acordo com União Brasil

Depois de assinar um pedido que requer a impugnação da filiação de Sérgio Moro ao…

Moro pode renunciar e deixar o País, diz colunista
Moro pode renunciar e deixar o País, diz colunista (Foto: Alan Santos - PR)

Depois de assinar um pedido que requer a impugnação da filiação de Sérgio Moro ao União Brasil, o governador Ronaldo Caiado disse que o ex-juiz federal descumpriu, “de forma desrespeitosa”, o acordo que havia firmado com integrantes do partido que o recepcionou.

O acordo previa que Moro abrisse mão do plano de ser candidato a presidente da República. Ele estaria liberado para concorrer a qualquer outro cargo que quisesse no âmbito do poder Legislativo em São Paulo, como deputado federal ou senador.

O desentendimento começou quando Moro disse, na sexta-feira (1º), que “não havia desistido de nada” (em referência à eleição presidencial). A reação, materializada por um pedido formal de impugnação da ficha de filiação do ex-ministro, é assinada não só por Caiado, como também pelo ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do partido, ACM Neto.

“Foi acordado com Bivar [Luciano Bivar, presidente do União Brasil] que Moro viria desde que não fosse candidato à Presidência. Tanto é que ele mudou o domicílio eleitoral para São Paulo. Depois do acordo, ele faz um comunicado e descumpre o que foi acordado com o partido, de uma forma desrespeitosa, sem nenhuma liturgia partidária, a um dia do fim da janela, causando turbulência e a falta de estruturação das chapas de deputados pelos estados”, afirmou o governador de Goiás ao jornalista Gerson Camarotti, da Globonews.

É provavel que ACM Neto e Caiado consigam a assinatura de oito dos 17 membros da Comissão Executiva Nacional Instituidora do partido para o pedido de invalidação da filiação de Moro. A ala que defende a permanência do ex-ministro na legenda precisaria de pelo menos dez votos para vencer a causa.